Maratona de Chicago: os mesmos vencedores de 2009

Queniano e Russa cuzam a linha de chegada em primeiro lugar / Foto: Divulgação Maratona de ChicagoSão Paulo - Em um final dramático, Sammy Wanjirum, do Quênia, venceu o campeão da Maratona de Londres, Tsegay Kebede, da Etiópia, e foi o grande campeão da maratona de Chicago, disputada no último domingo, dia 10 de Outubro. 

 

Wanjrum cruzou a linha de chegada com o tempo 2 horas 06 minutos e 23 segundos, depois de um sprint fantástico. Ao cruzar a linha de chegada, ele acenou e fez sinal para a multidão que acompanhava passo a passo a chegada dos dois corredores. Kebede completou o percurso 19 segundos depois, seguido por Feyisa Lilesa que completou o pódio com o tempo de duas horas, oito minutos e 10 segundos.

A vitória dá Wanjiru a liderança no Mundial de Maratona. A bolsa para o vencedor é de $ 500.000,00. Depois da prova, o queniano falou sobre a disputa: "Hoje foi um dia muito difícil, nós estávamos lutando juntos." Perguntado sobre como ele conseguiu achar energia para o sprint final, o queniano afirmou que o clima e a multidão foram fundamentais. "Este clima é o meu favorito e o povo americano dizia 'você pode fazer isso, você pode fazer isso.' Recebo o prazer das pessoas que estão assistindo, que são meus fãs."

Entre as mulheres, a russa Liliya Shobukhova também repetiu a vitória do ano passado. Ela se separou do pelotão durante os últimos cinco quilômetros, e terminou a maratona de Chicago com o tempo oficial de 2 horas 20 minutos e 25 segundos, cinco minutos mais rápido que o tempo do ano passado.

Em segundo ficou a atleta da Etiópia Astede Baysa. Ela completou a prova em 2 horas 23 minutos e 40 segundos. A terceira colocada foi Maria Konovalova, também da Rússia, 9 segundos atrás.

Com esse tempo, Lilya Shobukhova quebrou o recorde nacional de maratonas para mulheres do seu país. Com a ajuda de um tradutor, ela comentou a corrida depois de cruzar a linha de chegada na primeira colocação: "Estou muito feliz agora", mas eu tenho motivação para correr mais rápido."

Shobukhova disse que ama os espectadores, em Chicago, e que a sua torcida lhe dá muita motivação. Shobukhova disse que seu ritmo não foi muito afetado pelo calor.  

A maratona de Chicago teve a participação de 45 mil atletas. Os organizadores foram obrigados a encerrar as inscrições em março, depois da grande procura, limitando o número de participantes.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook