Apaixonado por corrida, pernambucano disputará 100ª Maratona ao lado de 100 amigos

Julio Cordeiro fará os 42km da Maratona do Rio em 2018. O corredor ainda celebrará seus 50 anos e escolha de uma vida saudável após passar por um cateterismo / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - O sertanejo Julio Cordeiro nasceu no dia 29 de julho de 1968 na cidade de Tabira, em pernambuco, e desde os 13 anos vive em Recife. Desde menino sempre praticou esportes e teve uma vida equilibrada. Em 1997, precisou fazer uma cirurgia no joelho e acabou entrando de cabeça no sedentarismo.

Os anos passaram e em 2006 ele sofreu um grande susto: teve um problema no coração e precisou fazer um cateterismo. Após isso, ele repensou o modo de vida que tinha e viu que precisava mudar. Julio iniciou os treinos na corrida e nove meses depois fez sua primeira prova de 42km.

"Em 2006 passei por um susto muito grande. Achei que ia morrer e me dei conta que tinha 4 filhos para "criar" e educar. Vi que precisava mudar e fazer algo. Comecei a fazer caminhadas em 2007 e meses depois fiz minha 1ª Maratona 2008, foi o ano que completei 40 anos. Teve um simbolismo muito grande pra mim. A prova escolhida foi a Maratona do Rio. Na verdade, minha história de vida com a corrida é totalmente ligada a Maratona do Rio", explica Julio Cordeiro.

Desde então, foram centenas de provas em diferentes distâncias. Julio conheceu mais de 20 países, visitou 10 estados brasileiros. Correu na Dinamarca, Suécia, passou pela Africa do Sul e chegou a competir na China. Disputou 35 provas internacionais. Ao todo já percorreu mais de 4 mil kms em corridas de de rua. Daria pra ir e voltar correndo de Pernambuco ao Rio de Janeiro. Em 2017, completou sua 90ª maratona, também na Maratona do Rio. A paixão é tão grande que ele chegou a criar um blog para compartilhar suas aventuras no asfalto. Para 2018 os planos do pernambucano são mais ousados: Julio quer completar sua 100ª prova de longa distância na Maratona do Rio. O mais incrível é que ele quer comemorar a data e os 50 anos, de uma forma inusitada, com uma “festa” na corrida. O pernambuco correrá com 100 amigos, de todos os cantos do Brasil.

"Desde a minha primeira Maratona do Rio eu me tornei um feliz viciado em corridas. Hoje sou apaixonado por longas distâncias e ela me permite realizar grandes sonhos. A cada ano que passa os desafios e os amigos aumentam. Em 2018, serão muitas conquistas pessoais: completar a 100ª maratona, nos meus 50 anos. Será a minha 11* Maratona no Rio e levarei comigo 100 maratonistas amigos pra celebrar esse meu momento. A maioria é daqui do Recife. Estou muito feliz por poder viver isso tudo na corrida mais linda do Brasil", finaliza.

Veja Também: