Maratona do Rio movimenta a Cidade Maravilhosa neste fim de semana

Maratona do rio espera 38 mil pessoas / Foto: DivulgaçãoMaratona do rio espera 38 mil pessoas / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A 16ª edição da Maratona do Rio, maior corrida da América do Sul, promete movimentar a capital carioca neste fim de semana, dias 2 e 3 de junho. O evento reunirá 38 mil pessoas de 50 países em provas de 42km, 21km, 10km e 6km, uma prova infantil – a Maratoninha Gloob, e o Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km). 
 
Além da participação dos corredores amadores, o evento promete disputas emocionantes entre os nomes de elite do atletismo. O medalhista Pan Americano Franck Caldeira é um dos destaques na tradicional maratona (42km).  Além das provas de rua, a Maratona do Rio contará com atrações musicais ao longo do percurso (Maratona com Arte) e área de foodtrucks na arena de chegada. Até este sábado (2) a cidade recebe a Expo Rio Run, evento que oferece produtos de corrida e uma programação de palestras com entrada gratuita, além da entrega de kits da corrida.  
 
A Meia Maratona acontece neste sábado (2), com largada na Avenida do Pepê, na Barra, às 6h15. A Maratona (42km) acontece do domingo, dia 3, com saída da Praça Tim Maia no Pontal, Recreio, às 6h30. Ambas competições seguirão pela orla até o Aterro do Flamengo. 
 
Elite na Maratona do Rio - No percurso, que desfruta 100% da orla carioca , Frack Caldeira enfrentará grandes corredores de elite que já foram campeões da prova como o pernambucano Marco Antonio Pereira e o baiano Edmilson dos Reis Santana. Além dos brasileiros, Franck terá pela frente fortes atletas estrangeiros como o queniano Nicolas Kipkorir Chelimo.  No feminino, destaque para a participação da queniana Priscilla Lorchima que venceu a Maratona do Rio em 2016 e luta pelo bicampeonato. Além dela, a talentosa Mirela Saturnino chega forte para lutar pelo pódio. A pernambucana já conquistou o 5º. 3º e 2º lugar em ouras edições da Maratona do Rio. A categoria de elite da prova de 42km contará com 37 atletas no masculino e 18 no feminino.   
 
Atração Musical - Uma programação de atrações musicais gratuitas pretende embalar os participantes e quem estiver na torcida do Recreio ao Aterro do Flamengo. Os ritmos serão variados com a ONG Música Encantada, Qinho, Plínio Profeta, Rodrigo Penna, Rodrigo Sha e Segue o Baile com Zé Ricardo com participação de Mart´nália.  A iniciativa Maratona com Arte, patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Movida, Accenture, Bondinho Pão de Açúcar, Estácio e JW Marriot, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, pretende levar cultura para as ruas e criar um sinergia com o esporte.
 
Confira as atrações musicais no percurso da Maratona do Rio - Domingo 3 de junho
 
Ponto 1 - Reserva Km 12 da Maratona / Av Lucio Costa em frente ao quiosque Ilha 18 – ONG Música Encantada – início às 7h30
Ponto 2 - Praia de São Conrado Km 26 da Maratona / Av Prefeito Mendes de Morais - Qinho – início às 9h 
Ponto 3 - Praia de Copacabana 1 - Km 35 da Maratona / Av Atlântica, em frente ao número 4.160 – Plínio Profeta – início às 10h  
Ponto 4 - Praia de Copacabana 2 - Km 36 da Maratona / Av Atlântica, em frente ao número 2.600 (Hotel Mariot) – Rodrigo Penna – início às 10h
Ponto 5 - Enseada de Botafogo - Km 40 da Maratona - Av Infante Dom Henrique – Rodrigo Sha – início às 10h30
Ponto 6 (Chegada) – Praça Cuauhtémoque - Segue o baile com Zé Ricardo com Mart'nália – início às 11h
 
 
Food Truck na arena de chegada - Sábado e Domingo - Nos dois dias de corrida as arenas de chegadas da maior corrida do Brasil se transformarão numa grande festa. Quem correr ou for acompanhar a maior corrida do Brasil encontrará deliciosas opções de sanduíches, comidinhas, bebidas refrescantes, cerveja e sobremesas. 
O local funcionará no sábado (6h às 14h) e no domingo (6h às 16h). 
 
Datas e Percurso - Sábado acontece a largada da Meia Maratona Olympikus (21km), às 6h30 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, com chegada no Aterro do Flamengo. Também no Aterro, às 8h, acontece a Maratoninha Gloob, prova que reúne os pequenos de 3 a 10 anos. 
 
Domingo acontece a prova de 42km com largada às 7h00 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A Family (6 km e 10km) acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.
 
Números do evento - A Dream Factory e a Spiridon Eventos, responsáveis pela organização, dispõe de uma estrutura gigantesca e com aproximadamente 3 mil pessoas envolvidas diretamente. Serão mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 38 mil pacotes de biscoito distribuídos nos dois dias de evento e aproximadamente 7 toneladas de metal para a confecção das medalhas. Para montagem de arena e percurso são mais de 7500 grades e 4000 cones. A estrutura do evento envolve ainda parceria com diferentes esferas como Prefeitura, Governo, Secretaria de Esportes, CET Rio e mais de um ano de planejamento.
 
Com perfil democrático, a Maratona do Rio receberá corredores de diferentes idades. Mais de 5% dos participantes do evento têm mais de 60 anos: sendo 40% nos 21km e 37% nos 42km. Seguindo a tradição e a força feminina nas corridas de rua, as mulheres continuam sendo a maioria de inscritos na Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km), com 53%, e na Family Run (6km - 70% e 10km-65%). Na Maratona, elas representam 28% das mulheres.  
 
Sobre a Maratona do Rio - A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. Em 2018, a Maratona do Rio acontece nos dias 2 e 3 de junho, no feriado de Corpus Christi.  Participam 38 mil pessoas nas distâncias de 6km, 10km, 21km e 42km, além da Maratoninha Gloob e Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km). 
 
 
Confira a Programação de palestras gratuitas na Expo Rio Run 2018 - 2 de junho:
 
2 DE JUNHO – Sábado - De 08h às 17h -  Centro de Convenções SulAmérica
 
13h15 - A evolução da Maratona - Participantes: Nélson Evêncio, Alan Marques, Márcia Narloch
 
14h30 - Minha experiência na maratona - Participantes: Cristiano Goldenberg, Bruno Bussade
 
Programação Maratona do Rio 2018:
  
Sábado – 2 de junho de 2018 
Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km)
*Largada dos 21km na Praia do Pepê, Barra da Tijuca - 6h30 
*Arena de chegada 21km - Aterro do Flamengo 
 
Maratoninha Gloob (100m a 800m) - 3 a 10 anos -  às 8h - Aterro do Flamengo  
 
Domingo - Provas e Maratona com Arte (shows pela orla) – 3 de junho de 2018  
Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro (42km)
*Largada dos 42km na Praça Tim Maia, Pontal,  Recreio - 7h 
*Arena de chegada 42km - Aterro do Flamengo 
 
Family Run - 6km, 10km -  às 8h - Aterro do Flamengo
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

 
 
Curta - EA no Facebook