Estrelas da Natação Mundial definidas para Rei e Rainha do Mar 2015

Samuel de Bona e Poliana Okimoto / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Estrelas da natação mundial vão representar Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Itália e Alemanha no Desafio Elite Rei e Rainha do Mar 2015, que acontece no dia 13 de dezembro, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O Brasil, que venceu a edição 2014 com Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, terá duas duplas competindo esse ano. O soteropolitano Allan do Carmo, agora com a paulista Poliana Okimoto, tentará manter o título no país, que também será representado pelos gaúchos Samuel de Bona e Betina Lorscheitter.  
 
A briga pelo título promete ser acirrada, com o pódio decidido nos mínimos detalhes. A lista de participantes trás atletas com conquistas consideráveis no currículo. Os americanos apostam na dupla Chip Peterson e Christine Jennings. Já os sul-africanos contam com a força de Chad Ho e Michelle Weber. Os italianos torcem por Matteo Furlan e Alice Franco, enquanto os alemães depositam suas esperanças em Christian Reichert e Angela Maurer.  
 
“Estou animado por fazer parte do evento este ano”, afirma Chip Peterson, que tem ótimas lembranças do Rio de Janeiro. O atleta esteve na Cidade Maravilhosa em 2007, quando faturou uma medalha de ouro na prova de 1500 metros livre dos Jogos Pan-Americanos.  
 
Chad Ho, da África do Sul, promete dar muito trabalho aos rivais. Ele é considerado um dos nadadores mais rápidos do mundo quando o assunto é competição em mar aberto. Prova disso é que foi ele o campeão da maratona aquática de 5km do Mundial da modalidade disputado este ano, em Kazan, na Rússia. Detalhe: Chad estava sem patrocínio e viajou através de um crowndfunding que promoveu.  
 
Quem também esteve na Rússia foi Angela Maurer, da Alemenha. Apesar de ser mais experiente que os demais competidores do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar – ela está com 40 anos – Maurer mostrou em Kazan que ainda tem muita disposição e força. A atleta conquistou a medalha de bronze na prova de 25km do Mundial. 
 
Italiano quer nova vitória
 
O italiano Matteo Furlan, que forma dupla com Alice Franco no Desafio Elite, disputou e venceu a prova Challenge do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar de Fortaleza, realizado no dia 22 de novembro na capital cearense. Apesar do formato da prova ser totalmente diferente do desafio que vai agitar a Praia de Copacabana no dia 13 de dezembro, Matteo está confiante e animado para sair vitorioso das águas cariocas.  
 
“A prova de Fortaleza foi muito boa, consegui ganhar com uma boa margem. No Rio será outra prova, mais rápida. Então não será fácil repetir o resultado. Mas de qualquer jeito farei o meu melhor pra ganhar, pois nas últimas semanas treinei bem e estou muito confiante. Quanto aos adversários, estou feliz de nadar com eles porque é motivador ter adversários tão fortes. Acho que vai ser uma prova legal e uma oportunidade pra evoluir”, aposta o nadador de 26 anos, que ressalta ainda a qualidade de sua parceira.  
 
“Acredito que a Alice vai fazer o melhor dela. Ela é guerreira e não vai decepcionar as expectativas. Então seremos uma dupla muito competitiva”, completa. 
 
A hora de Betina?
 
Se existe alguém que conhece bem o Rei e Rainha do Mar, esse alguém é Betina Lorscheitter. A gaúcha, de 25 anos, nadou diversas etapas do Circuito Nacional e agora vai para a sua terceira participação no Desafio Elite, disposta a mudar o seu  histórico no evento. Em 2014, nadando com Samuel de Bona, ela conseguiu a terceira colocação. Nos dois anos anteriores, 2013 e 2012, quando a prova ainda era realizada no formato individual, Betina também ficou com a terceira posição. No dia 13 a atleta espera estar no lugar mais alto do pódio.  
 
“Será uma prova com grandes adversários, e conquistar o troféu de Rainha do Mar seria um ótimo resultado. Farei o meu melhor, quero muito vencer esse Desafio Elite”, diz Betina, que revela o que, para ela, será uma vantagem na disputa.  
 
“Nós (ela e Samuel de Bona) treinamos juntos todos os dias e já competimos essa prova juntos ano passado. Acho que o nosso entrosamento é uma vantagem”, finaliza. 
 
Entenda o desafio elite Rei e Rainha do Mar
 
O Desafio será disputado em duplas mistas com revezamento no mar. O percurso será formado por 6 voltas de 500 metros (450m de água e 50m de areia), divididas em três voltas para cada nadador. A primeira largada será feita pelas mulheres e, em seguida, nadam os homens, que terminam a prova definindo a dupla vencedora.  
 
Conheça os atletas do desafio elite Rei e Rainha do Mar 2015 
 
ÁFRICA DO SUL
 
Michelle Weber – Vereeniging, África do Sul – 19 anos 
Apontada como uma das maiores promessas e esperanças da natação sul-africana, Michelle foi campeã mundial júnior na maratona de 5km em mar aberto no ano de 2012, em Ontario, no Canadá. 
 
Chad Ho – Johannesburg, África do Sul – 25 anos e 1,60m de altura
Chad Ho é considerado um dos nadadores profissionais mais rápidos em competições em mar aberto. O atleta foi o campeão mundial da maratona de 5km dos Jogos Mundiais Aquáticos de Kazan, na Rússia, em 2015. Como a prova não tinha o patrocínio de seu país, Ho utilizou o crowdfunding para levantar recursos para competir. Ele também foi medalha de bronze na maratona de 5km nos Jogos Mundiais Aquáticos de Roma, na Itália, em 2009, e campeão da Copa do Mundo de Águas Abertas em 2010.  
 
ALEMANHA
 
Angela Maurer – Wiesbaden, Alemanha – 40 anos e 1,72m de altura
A atleta foi medalha de ouro na prova de 25km em águas abertas no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas de 2009, em Roma, na Itália. Medalha de ouro nas provas de 10km e 25km no Campeonato Europeu de Maratonas Aquáticas de 2006, em Budapeste, na Hungria. Medalha de prata nas provas de 10km e 25km do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas de 2013, em Barcelona, na Espanha. Medalha de prata na prova de 25km no Campeonato Mundial de 2011, em Xangai, na China. Medalha de bronze na prova de 25km do Campeonato Mundial de 2015, em Kazan, na Rússia.  
 
Christian Reichert – Würzburg, Alemanha – 30 anos
Medalha de ouro na prova de 5km por equipe no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas de 2013, em Barcelona, na Espanha, ao lado de Thomas Lurz e Isabelle Harle, e no campeonato Mundial de 2015, em Kazan, na Rússia, ao lado de Rob Muffels e Isabelle Harle. Participa de competições em águas abertas desde 2011.  
 
BRASIL 1
 
Poliana Okimoto – São Paulo, São Paulo – 32 anos e 1,65m de altura
Campeã do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar em 2013, ao lado do gaúcho Samuel de Bona. Medalha de ouro na prova de 10km no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas de 2013, em Barcelona, na Espanha. No mesmo evento, ainda conquistou a medalha de prata na prova dos 5km, e a medalha de bronze na prova de 5km por equipes. Medalha de prata nas provas de 10km dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e dos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. Este ano, venceu a prova Challenge da segunda etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro, em setembro.  
 
Allan do Carmo – Salvador, Bahia – 26 anos e 1,68m de altura
O baiano Allan do Carmo, campeão do Brasileiro de Maratonas Aquáticas no ano passado, conquistou o título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2014, sendo o primeiro brasileiro a conquistar essa marca. O atleta é o atual campeão do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar, conquistando a edição de 2014 ao de Ana Marcela Cunha. O nadador ainda tem no currículo tem três medalhas de ouro nos jogos Sul-Americanos, sendo uma conquistada em Buenos Aires, em 2006, e duas em Santiago, em 2014. Outras conquistas: medalha de prata nos 5km por equipe no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015, em Kazan, na Rússia, medalha de prata no Sul-Americano de Medellín, na Colômbia, em 2010, bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e bronze no Mundial de Barcelona, em 2013.  
 
BRASIL 2
 
Betina Lorscheitter – Porto Alegre, Rio Grande do Sul – 25 anos
Betina venceu a prova Challenge do Rei e Rainha do Mar na etapa disputada em Florianópolis, Santa Catarina, em setembro deste ano. Betina ocupa a primeira posição no ranking do Circuito Rei e Rainha do Mar 2015 nas categorias Challenge e Sprint. Ela foi a quarta colocada na sexta etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática deste ano, em Setúbal, Portugal. A gaúcha é a atual campeã brasileira de Maratonas Aquáticas e uma das melhores atletas da modalidade no país.   
 
Samuel de Bona – Porto Alegre, Rio Grande do Sul – 25 anos e 1,83 de altura
Campeão do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar em 2013, ao lado de Poliana Okimoto, o gaúcho de 25 anos, antes tratado como promessa da natação, já é realidade. Em 2013, ao lado de Poliana Okimoto e Allan do Carmo, conquistou a medalha de bronze por equipes no Mundial de Esportes Aquáticos em Barcelona. No mesmo ano, foi campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas. Em 2014, Samuel foi vice-campeão brasileiro e sexto no ranking da Copado Mundo pela FINA.  
 
ESTADOS UNIDOS 
 
Chip Peterson – Carolina do Norte, EUA – 27 anos e 1,82m de altura
Chip Peterson retorna ao Rio de Janeiro com boas lembranças da cidade. Isso porque em 2007, integrava o time americano durante os Jogos Pan-Americanos realizados na cidade. Na ocasião, sagrou-se campeão e recordista dos 1500m livre e foi o segundo colocado na prova dos 10km de maratona aquática. Também já foi três vezes medalhista em campeonatos mundiais. Eleito, ao lado do alemão Thomas Lurz, como o Nadador de Mar Aberto do Ano, prêmio concedido pela Swimming World Magazine, em 2005. 
 
Christine Jennings – Delaware, EUA – 27 anos e 1,72m de altura
Bicampeã nacional na prova de 10km, Jennings fez parte da equipe norte-americana que disputou o Campeonato Mundial da FINA em 2013. Também representou seu país no Campeonato Pan-Pacífico de Natação em 2014, na Austrália. Jennings foi medalha de ouro na prova de 10km em mar aberto no Campeonato Pan-Pacífico de 2010, em Irvine (EUA).  
 
ITÁLIA
 
Matteo Furlan – San Vito al Tagliamento, Itália – 26 anos e 1,94m de altura
Especialista em provas de longa distância, Furlan conquistou a medalha de ouro na prova de 10km na Universíade de 2013, em Kazan, na Rússia, e foi medalha de prata na mesma prova na Universíade de 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul. Medalha de bronze na maratona de 5km nos Jogos Mundiais Aquáticos de Kazan, na Rússia, em 2015. Furlan volta ao Brasil após vencer a prova Challenge do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar realizado em Fortaleza, Ceará, em novembro deste ano.  
 
Alice Franco – Asti, Itália – 25 anos e 1,69m de altura
A italiana começou a carreira nas piscinas e, em 2006, seguiu para as provas de fundo e águas abertas. Em 2008, foi convocada para o Campeonato Mundial em Sevilha, na Espanha, e o Europeu de Dubrovnik, na Croácia. Lá ganhou a primeira medalha internacional: bronze nas provas de 5km e 10 km contra-relógio individual. Em 2009, participou do Campeonato Mundial em Roma, na Itália. Também fez parte da seleção italiana na última Copa do Mundo em águas abertas realizada em Roberval, no Canadá. Sua primeira medalha foi conquistada no Mundial de Xangai, na China, em julho de 2011, quando nadou a modalidade 25km e ficou com o bronze, atrás da brasileira Ana Marcela Cunha e da alemã Angela Maurer. Medalha de ouro nos 25km individual nos Campeonatos Europeus de 2011, em Eilat (Israel), e de 2012, em Piombino (Itália).  
 
Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar 
 
O Circuito Rei e Rainha do Mar está completando sete anos de sucesso. Desde 2014, o evento é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015 o circuito passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países. 
 
As etapas do Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro contam com o patrocínio da Light e da Piraquê. As etapas de fora, correspondente ao Circuito Nacional, em Fortaleza e Florianópolis, contam com patrocínio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e do Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras, além do apoio das Prefeituras locais. 
 
Serviço:
Desafio Elite Rei e Rainha do Mar
Data: 13 de dezembro
Local: Praia de Copacabana – Posto 5
Informações: www.reierainhadomar.com.br
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook