Atletas de elite confirmam presença no Rei e Rainha do Mar

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Fortaleza - A etapa de Fortaleza do Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar já tem seus primeiros atletas da elite das maratonas aquáticas confirmados: no masculino, o baiano Victor Colonese, atual campeão da principal prova do evento, a Challenge, terá como adversários o argentino Guilhermo Bertola e o conterrâneo Luiz Rogério Arapiraca. A confirmação de Bertola e Arapiraca mostra que Colonese, que faturou as etapas de Florianópolis, em outubro, e do Rio de Janeiro, em setembro, não vai ter vida fácil na briga pelo lugar mais alto do pódio na capital cearense.
 

A disputa, primeira do circuito a ser realizada na região Nordeste do país, acontece no dia 22 de novembro, domingo, no Aterro de Iracema. 

No feminino, a gaúcha Betina Lorscheitter tentará repetir o primeiro lugar conquistado em Jurerê Internacional, na capital catarinense. Para isso, terá que superar a força de suas adversárias. A principal rival da porto-alegrense é a paulista Catarina Ganzeli, que já travou belos duelos com Betina em etapas anteriores do maior festival de esportes na praia do Brasil. 
 
Quero muito vencer novamente em Fortaleza. Sei que não vai ser uma prova fácil, tem grandes atletas nessa disputa. Mas espero conseguir esse título de 'Rainha do Mar absoluta'', afirma Betina, que nadou pela primeira vez em Fortaleza quando criança.  
 
“Já estive em Fortaleza para disputar o campeonato brasileiro infantil de piscina, há muito tempo atrás, acho que foi em 2003. Tenho boas recordações da cidade e dessa competição. Estou muito feliz e animada de participar mais uma vez do Rei e Rainha do Mar, agora em Fortaleza, e ter a oportunidade de ver o evento crescer e também incentivar a prática das águas abertas em outras cidades do Brasil”, completa a nadadora que é favorita ao pódio. 
 
Além dos atletas de ponta já confirmados, outros três nadadores estrangeiros ainda serão confirmados para a etapa de Fortaleza. 
 
A etapa cearense reunirá quase dois mil participantes, entre atletas amadores e profissionais, que sairão diversas cidades do país para competir no Aterro de Iracema. As vagas para as modalidades Beach Run, que consiste em 5km de corrida na areia, e Beach Biathlon, que conta com 1km de natação e mais 2,5km de corrida, já estão esgotadas. Mas os interessados em participar das provas de natação Sprint (1km), Classic (2km) e Challenge (4km), ou das provas de stand up paddle, que contam com percursos de 4km ou 8km, ainda conseguem se inscrever, através do site www.reierainhadomar.com.br. As inscrições encerram na próxima quarta-feira, dia 18. 
 
Após a etapa cearense, o Rei e Rainha do Mar volta ao Rio de Janeiro para o encerramento da temporada de 2015, com a etapa final acontecendo na Praia de Copacabana, no dia 12 de dezembro. As inscrições para o evento na Cidade Maravilhosa já estão abertas, também através do site do Circuito. Em 2016, o Circuito Nacional desembarca em duas novas praças. Estão confirmadas etapas em São Paulo e na Bahia. As cidades, no entanto, ainda serão divulgadas. 
 
Perfis dos atletas de elite confirmados para a etapa de Fortaleza: 
 
Victor Colonese – Salvador, Bahia – 23 anos - O baiano é o atual campeão da prova Challenge nas etapas de Florianópolis e na segunda etapa do Rio de Janeiro, realizada em Copacabana, em setembro deste ano. No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2015, em Kazan, na Rússia, Colonese ficou em nono colocado na Maratona. Campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas em 2015. 
 
Guillermo Bertola – Córdoba, Argentina – 25 anos - É um dos nadadores com mais resistência nas provas de mar aberto. Retorna ao Brasil para disputar a prova Challenge em Fortaleza após disputar o Desafio Elite Rei e Rainha do Mar do ano passado pela equipe da Argentina, ao lado de Florencia Mazzei. Na carreira, possui excelentes resultados alcançados no mundial de Barcelona em 2013, quando conquistou o 10º lugar na prova dos 10km e o 8º lugar na prova dos 25km. Também ganhou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano e no Campeonato Pan-Americano. Sua principal conquista foi a medalha de bronze nos 10km nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. 
 
Luiz Rogério Arapiraca – Feira de Santana, Bahia – 27 anos - Medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires, na Argentina, nas provas de 800m livres e 1.500m livres. Medalha de ouro nos 1.500m livres e medalha de prata nos 800m livres nos Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medellín, na Colômbia. Bicampeão da Travessia dos Fortes – competição de 3.800 metros, entres os Fortes de Copacabana e do Leme - nos anos de 2010 e 2012. Recordista sul-americano dos 800m livres (feito obtido em 2009, com o tempo de 7m58s20) e ex-recordista sul-americano dos 1.500m livres. 
 
Betina Lorscheitter – Porto Alegre, Rio Grande do Sul – 25 anos - Atual campeã da prova Challenge na etapa de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Primeira colocada no ranking do Circuito Rei e Rainha do Mar 2015 nas categorias Challenge e Sprint. Quarta colocada na sexta etapa da Copa do Mundo de maratona aquática em 2015, em Setúbal, Portugal. Campeã brasileira de Maratonas Aquáticas em 2015. 
 
Catarina Ganzeli – Campinas, São Paulo – 22 anos - Campeã da 23ª edição da Travessia da Ilha de Porto Belo, realizada em Santa Catarina, em 2015. Campeã da primeira, segunda e terceira etapas do Campeonato Santista de Águas Abertas deste ano. 
 
Sobre o Circuito Rei e Rainha do Mar - O Circuito Rei e Rainha do Mar está completando sete anos de sucesso. Desde 2014, o evento é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015 o circuito passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países. 
 
As etapas do Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro contam com o patrocínio da Light e da Piraquê. As etapas de fora,correspondente ao Circuito Nacional, em Fortaleza e Florianópolis, contam com patrocínio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e do Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras, além do apoio das Prefeituras locais.
 
Serviço: Rei e Rainha do Mar Fortaleza
Data: 22 de novembro
Local: Aterro de Iracema
Inscrições e informações: reierainhadomar.com.br 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook