Confederação Brasileira de Wrestling anuncia delegação para o Pan-americano 2018

João Victor Silva de azul / Foto: RuivaFight/CBW

São Paulo - A Confederação Brasileira de Wrestling confirmou a lista de vinte atletas que lutam de 3 a 6 de maio o Pan-americano Sênior de Wrestling 2018, em Lima, Peru.
 
No total, trinta categorias serão disputadas no Pan de Wrestling e os três primeiros colocados de cada uma das dezoito divisões de peso olímpicas classificam o respectivo país para os Jogos Pan-americanos 2019. Os Jogos ocorrem de quatro em quatro anos e no próximo ano também acontecem na capital peruana.
 
A delegação nacional conta com sete medalhistas pan-americanos. Os grequistas Davi Albino, Ângelo Moreira e Joílson Júnior, e mais quatro atletas do wrestling feminino Dailane Reis, Lais Nunes, Giullia Penalber e Aline Silva. Além deles, Thales Reis e João Victor Silva, promessas do estilo livre integram a equipe nacional sênior (adulta) pela primeira vez em competições internacionais.
 
"É uma honra muito grande representar o Brasil em um torneio com o Pan de Wrestling. Os treinos estão fortes em São José dos Campos e as estratégias estão sendo traçadas para esta competição. O pódio no Pan é um caminho para os Jogos Pan-americanos do Peru e para Tóquio 2020", explicou o paulista João, 20 anos e campeão nacional da categoria até 65kg do estilo livre ao derrotar o medalhista pan-americano na edição de 2017, David Moreira, do Amazonas.  .
 
A expectativa para o Pan também está presente entre os mais experientes. Aline Silva, uma das cinco atletas do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio e medalhista mundial em 2014, retorna às competições internacionais depois de se afastar dos tapetes por sete meses em virtude de uma trombose.
 
Aline só garantiu vaga na delegação depois de vencer uma seletiva contra a campeã nacional Brenda Aguiar. O momento é de recomeço para a brasileira, eleita mulher do ano na modalidade pela United World Wrestling por seus projetos fora dos tapetes. 
 
"Quando venci a seletiva senti um carinho muito grande, as pessoas vieram cumprimentar e dizer bem vinda de volta. Depois de tanto tempo fora das competições estou com expectativa para enfrentar as principais atletas estrangeiras da minha categoria e vem em que nível estou atualemnte. É um gosto de reestreia", explicou Aline Silva, atual vice-campeã pan-americana, até 76kg.
 
Os atletas realizam a última semana de preparação em seus respectivos locais de treinamento e viajam de seus respectivos estados entre os dias 1º e 4º de maio. Confira abaixo a lista de atletas nacionais que lutam o Pan-americano Sênior 2018 e em negrito as categorias que valem vaga para os Jogos Pan-americanos 2019.
 
ESTILO GRECO-ROMANO
 
Sargis Khachatryan até 55kg 
Marat Garipov até 60kg 
Mauri Vicente até 63kg
Joílson Júnior até 67kg
David Barbosa até 72kg
Angelo Moreira até 77kg
Adil Barros até 82kg
Davi Albino até 97kg
 
WRESTLING FEMININO
 
Kamila Barbosa até 50kg
Gracyenne Leite até 53kg
Giullia Penalber até 57kg
Karoline Santana até 59kg
Lais Nunes até 62kg
Dailane Reis até 68kg
Aline Silva até 76kg
 
ESTILO LIVRE
 
João Victor Silva até 65kg
Marcos Oliveira Júnior até 70kg
Thales Reis até 74kg
Fabio Rodrigues até 92kg
Cassio Barbosa até 97kg
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook