Vela brasileira define na Espanha última vaga para Londres 2012

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan vão disputar a vaga olímpica / Foto: Márcio Rodrigues / mpixSão Paulo - A Equipe Brasileira de Vela disputa, a partir de segunda-feira, dia 2 de Abril, o 43º Troféu S.A.R. Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha, considerado um dos principais eventos do calendário mundial.

O campeonato é particularmente importante para quatro brasileiras com sonho olímpico: as duplas Fernanda Oliveira/Ana Barbachan e Martine Grael/Isabel Swan definem, em águas espanholas, quem será a representante verde-amarela na classe 470 feminina em Londres/2012. A melhor classificada no Princesa Sofía fica com a vaga.

Além disso, será o primeiro campeonato da equipe brasileira de vela na temporada europeia depois da seletiva olímpica nacional, realizada em Búzios, em fevereiro. O torneio é uma chance importante de enfrentar os melhores velejadores do planeta e grande parte dos inscritos em Palma de Maiorca vão velejar, também, nas águas olímpicas de Weymouth, durante os Jogos de Londres.

A maior parte do grupo (representantes das classes Finn, Laser, Star, 470 e 49er) já está no país ibérico, conhecendo o local das regatas. Os outros membros do time chegam até o fim de semana. A viagem é parte da parceria entre a CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor) e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e os brasileiros contarão com uma equipe multidisciplinar a seu dispor, com fisioterapeuta e consultor de regras, para assessorar os velejadores. O Brasil tem vaga garantida em sete das 10 classes e poderá confirmar mais duas, na 470 masculina e na 49er. Apenas o Match Race feminino está fora.

"Nossa equipe é forte e terá a chance de correr os principais campeonatos antes da Olimpíada na maioria das classes. O evento espanhol é o primeiro da temporada europeia e motiva os velejadores com objetivos diversos. Todos estão bem preparados e podem alcançar resultados expressivos. Também iremos conhecer nossa dupla de 470 nos Jogos", explica Ricardo Baggio, superintendente da CBVM.

A vaga do 470 feminino será da dupla que tiver o melhor desempenho no Troféu Princesa Sofía. As gaúchas Fernanda Oliveira/Ana Barbachan e as fluminenses Martine Grael/Isabel Swan chegam em igualdade de condições. As meninas viajaram com antecedência para a Espanha visando uma melhor aclimatação.

"O campeonato exigirá todas as nossas forças. Estamos concentradas nisso", relata a medalhista olímpica Fernanda Oliveira, que é 15 vezes campeã brasileira na classe.

Para conseguir a chance de continuar na disputa pela vaga olímpica, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram a Semana Brasileira de Vela, em Búzios, em fevereiro. Antes, em dezembro de 2011, Martine Grael e Isabel Swan foram as melhores do País na classe 470 no Mundial de Perth na Austrália.

Os representantes brasileiros - O grupo será liderado pela dupla número um do ranking mundial de Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Além da parceria, que é favorita ao ouro, outros velejadores poderão mostrar o bom momento no ano, como Jorge Zarif, na Finn, e Bruno Fontes, na Laser.

"Viajo com o objetivo de treinar forte e continuar subindo no pódio em todos eventos da temporada, principalmente em Londres, tendo em vista que os resultados foram excelentes e me credenciam à medalha", destaca Bruno Fontes, vice-campeão da etapa de Miami da Copa do Mundo da Isaf e quarto colocado do ranking mundial.

Na Laser Radial, Adriana Kostiw comemora a chance de enfrentar as melhores do mundo em um evento de alto nível, com total apoio da entidade. "Conheço a raia de Palma de Maiorca e o meu objetivo medir forças com as melhores do mundo e continuar nessa evolução técnica. É importante acumular experiência para chegar forte em Londres".

Os dois brasileiros classificados na classe RS:X para a Olimpíada não irão para Palma de Maiorca. Ricardo Winicki e Patrícia Freitas correm nesta semana o mundial da categoria, em Cadiz, também na Espanha.

49er e 470 masculina - As duas classes podem confirmar a vaga na Inglaterra nos mundiais da categoria, em maio. Únicos representantes do País, André "Bochecha" Fonseca e Marco Grael intensificaram os treinamentos para ganhar a vaga na competição de 49er, que será em Zadar (Croácia), em maio. Para a categoria restam quatro vagas (12 países já estão confirmados).

Líderes do ranking nacional de 470, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen disputam em Barcelona (Espanha) as sete vagas restantes na classe. A 470 masculina tem 20 países confirmados. O Match Race feminino do Brasil não conseguiu classificar um trio para a estreia da classe no calendário olímpico após duas tentativas: Perth (Austrália), em dezembro de 2011, e Miami (EUA), em fevereiro de 2012.

Equipe Brasileira de Vela:

Finn
Jorge Zarif

Laser Radial
Adriana Kostiw

Laser Standard
Bruno Fontes

RS:X Masculino
Ricardo Winicki, o "Bimba"

RS:X Feminino
Patricia Freitas

Star
Robert Scheidt/Bruno Prada

470 Masculino*
Fabio Pillar/Gustavo Thiesen

470 Feminino
Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan
Martine Grael/ Isabel Swan

49er*
André Fonseca/Marco Grael

Em negrito os classificados para o Jogos:
* Classes que não tem a vaga olímpica

Vela do Brasil na Olimpíada - Na história olímpica da vela, o Brasil ocupa a 10ª posição no quadro geral de medalhas. São seis de ouro, três de prata e sete de bronze, totalizando 16 conquistas. A modalidade é que a mais deu pódios ao Brasil em todas as edições do Jogos. Torben Grael é o maior medalhista olímpico com cinco conquistas, sendo duas de ouro, seguido por Robert Scheidt, que somou quatro, com as mesmas duas douradas.