Scheidt e Prada estreiam no Troféu SAR Princesa Sofía

Scheidt e Prada no primeiro dia de regatas em Mallorca / Foto: J.Renedo / Sofía MapfreMallorca - Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam no Trofeu SAR Princesa Sofía, nesta segunda-feira (2/4), na 12ª posição. Líderes do ranking mundial da Star, os velejadores fizeram um 14º e um 10º lugares nas duas regatas do dia, somando 24 pontos perdidos. Os franceses Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot lideram a competição, com 8. 

Campeões da Copa do Mundo de Vela em 2011, com vitória em quatro das cinco etapas que disputaram, Scheidt e Prada também ganharam a primeira etapa da competição nesta temporada, a Rolex Miami OCR. Em Mallorca, o objetivo é usar a competição como um novo laboratório. A dupla está testando o barco italiano Follia, que pode ser uma alternativa ao americano PStar na Olimpíada de Londres, e velas diferentes.

"Os ventos aqui em Mallorca são fracos, uma condição boa para nós, já que este é o nosso ponto fraco. Teremos a oportunidade de testar as velas novas, tentar acertar a velocidade do barco italiano (o Follia) e melhorar nesse aspecto", apontou Robert Scheidt.

Muito disputado, o Troféu SAR Princesa Sofía conta com os principais velejadores do mundo, como a dupla francesa, quarta do ranking mundial da Star, os suecos Fredrik Loof e Max Salminen e os atuais campeões olímpicos, os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson.

A classe Star tem previstas 11 regatas no Troféu SAR Princesa Sofía, com o máximo de três provas por dia e descarte do pior resultado a partir da sexta regata. A medal race será disputada no sábado (7/4). Depois da competição em Palma de Mallorca, Scheidt e Prada ainda participarão de outras duas etapas da Copa do Mundo de Vela e o Mundial de Hyéres, e terá dois períodos de treinos em Weymouth, nas mesmas raias que serão utilizadas pela categoria nos Jogos, em julho.


Classificação da Star após duas regatas:

1º - Xavier Rohart/Pierre Alexis Ponsot, França, 8 pontos perdidos (1+7)

2º - Hamish Pepper/Jim Turner, Neozelândia, 8 pp (5+3)

3º - Mateusz Kusznierewicz/Dominik Zycki, Polônia, 10 pp (9+1)

4º - Diego Negri/Enrico Voltolini, Itália, 12 pp (10+2)

5º - Fernando Echavarri/Fernando Rodriguez Rivero, Espanha, 15 pp (3+12)

6º - Robert Stanjek/Frithjof Kleen, Alemanha, 15 pp (7+8)

7º - Flavio Marazzi/Enrico De Maria, Suíça, 17 pp (4+13)

8º - Johannes Polgar/Markus Koy, Alemanha, 17 pp (6+11)

9º - Richard Clarke/Tyler Bjorn, Canadá, 18 pp (2+16)

10º - Iain Percy/Andrew Simpson, Inglaterra, 21 pp (17+4)

11º - Fredrik Loof/Max Salminen, Suécia, 21 pp (15+6)

12º - Robert Scheidt/Bruno Prada, 24 pp (14+10)