Brasileira é vice-campeã no México e fica perto da vaga olímpica

Brasileira ficou próxima de garantir uma vaga para Londres / Foto: Washington Alves/ Inovafoto / COB México - A atleta brasileira Pâmella Oliveira conquistou o segundo lugar na etapa do México da Copa do Mundo de Triathlon, disputada no último final de semana em Huatulco, e praticamente garantiu vaga na prova feminina de triathlon da Olimpíada de Londres 2012.

Pâmella, que havia sido nona colocada na etapa do Japão, também da Copa do Mundo, realizada há 15 dias, completou a prova mexicana em 2.13:47, registrando um dos melhores resultados da história recente do triathlon feminino nacional. A vencedora foi Flora Duffy (BER) com 2.13:17 e a terceira colocada Claudia Rivas (MEX) com 2.13:53.

Pâmella deve ser confirmada na Olimpíada pelo critério de pontuação no ranking olímpico da União Internacional de Triathlon (ITU) ou como a sul-americana mais bem colocada no sistema denominado new flag, na qual a vaga é destinada a um país por continente que não tenha atleta classificada pelo ranking olímpico. Neste sistema, a única concorrente da brasileira é Elizabeth Bravo, do Equador, que terminou no México em 16º lugar.

Na prova masculina da etapa mexicana da Copa do Mundo, o Brasil alcançou também um bom resultado com Diogo Sclebin (SC) na 14ª colocação. Diogo, que também ficou próximo de Londres com a colocação, registrou o tempo de 2.04:25. Juraci Moreira foi o 24º colocado com 2.06:07; Fábio Carvalho o 27º com 2.06:16 e Bruno Matheus o 32º com 2.07:31.