Chinesa campeã olímpica em 1992 ganha ouro e vaga para Londres 2012

A chinesa Shan Zhan, campeã olímpica em 1992, venceu no último sábado a prova de tiro ao prato na categoria Skeet, conquistando assim a medalha de ouro / Foto: Divulgação Conceptión - A chinesa Shan Zhan, campeã olímpica em 1992, venceu no último sábado a prova de tiro ao prato na categoria Skeet, conquistando assim a medalha de ouro entre as mulheres durante a Copa do Mundo da ISSF, que está sendo realizada em Concepción, no Chile. 

 

A atiradora de 42 anos ocupa hoje o 20º lugar no ranking mundial da ISSF. Na primeira fase da disputa no Chile ela já havia demonstrado que poderia brigar pelo lugar mais alto do pódio, ao se classificar para a final depois de somar 72 acertos.

Durante a disputa da final, a chinesa deu um show. Com uma precisão incrível, a campeã olímpica de Barcelona foi perfeita e acertou os 25 pratos lançados, conquistando assim o primeiro lugar e a vaga para disputar os jogos olímpicos de Londres em 2012.  

Na prova de skeet, os pratos são lançados de duas caixas que ficam nas duas pontas de um semicírculo, e os atiradores devem acertar o maior número possível em cinco séries de 25 (para homens) e três séries de 25 (para mulheres).

Depois da prova, a chinesa comemorou o resultado. "Eu me preparei para ganhar este campeonato. Infelizmente, eu não vou estar na próxima Copa do Mundo, em Sydney, pois agora sou uma treinadora e estou preparando alguns companheiros de equipe." 

Em 1992, a medalha de ouro conquistada por Shan foi especial. Ela foi conquistada em um evento misto, onde teve de superar homens e mulheres para subir no lugar mais alto do pódio. Porém, a partir de 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, a disputa mista foi suspensa definitivamente do calendário das olimpíadas. 

 O segundo lugar em Conceptión ficou para outra chinesa. Ning Wei somou 96 acertos e garantiu a medalha de prata pelo critério de desempate, já que as americanas Jaiden Grinnell e kimberly Harryman e  a britânica Elena Allen acertaram o mesmo número de pratos.  

 A campeã italiana campeã olímpica de 2008, Chiara Cainero, de 32 anos, também carimbou o passaporte para Londres 2012. Ela terminou a competição apenas na sexta colocação, mas se beneficiou, já que todas as competidoras que terminaram a sua frente já haviam conseguido a vaga.

"Esta será a minha terceira Olimpíadas, depois de Atenas e Pequim. Eu tenho trabalhado muito para isso, e eu estou contente por isso", disse Cainero. "Eu estarei em Sydney, na próxima Copa do Mundo. Agora, com o meu treinador, vou reformular os planos de treino, já que tenho que ficar pronta para Londres ".

Confira o resultado da classificação final no feminino da categoria Skeet:

 http://www.issf-sports.org/xmlresultpage.aspx?cshipid=1175&eventcode=SK75&isjunior=False

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook