Vencedores na maratona

Dupla brasileira bate recorde de games jogados no torneio de duplas em Londres 2012/ Foto: Washington Alves/AGIF/COB

Londres- Quando entraram na quadra 16 de Wimbledon pelo torneio de tênis dos Jogos Olímpicos Londres 2012 ontem, 31 de julho, para enfrentar a dupla tcheca Radek Stepanek e Tomas Berdych – atual número sete do mundo –, os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares não imaginavam que fariam história. Perderam o primeiro set, venceram o segundo e assim o jogo se encaminhou para o desfecho em três sets. Mas como nenhuma das duas duplas cedia uma quebra de serviço e não havia tie break previsto, o jogo parou por falta de luz natural depois de um empate em 18 a 18.
 
Hoje, eles entraram novamente em quadra e a situação ainda se estendeu um pouco até que finalmente houvesse uma quebra e, depois, a confirmação do serviço: o Brasil venceu o terceiro set por impressionantes 24/22, novo recorde olímpico de games jogados no torneio de duplas – 63 games no total. “Eu não tinha ideia desse recorde, ninguém nos falou disso. Mas na verdade, a gente nem pensava nisso. A gente só queria ganhar o jogo”, disse Bruno Soares. E deu trabalho. Ao todo, a partida durou 4h21, sendo 3h11 só para o set decisivo.
 
"Sabíamos que a partida seria difícil, mas não desse jeito, tendo que parar por falta de luz e tudo. Mas foi ótimo, um clima legal. Grande jogo – especialmente porque nós vencemos”, disse Melo. Bruno Soares aproveitou para agradecer o apoio da torcida. "Ela ajudou muito, foi ótimo. Depois de um set longo você começa a cansar, mas eles estavam lá para nos manter animados e incentivar”, agradeceu.
 
Depois de começarem mal o jogo ontem e serem completamente dominados no primeiro set, quando foram derrotados por 6/1, os brasileiros acertaram o posicionamento em quadra, quebraram duas vezes seguidas o serviço da dupla tcheca – cabeça de chave número cinco do torneio – e fecharam o segundo set em 6/4. No terceiro set, Stepanek e Berdych estiveram mais perto da vitória, mas Melo e Soares souberam reagir: foram quatro match points salvos.  No reinício, nesta quarta, 1º de agosto, o cenário era o mesmo. Cada dupla confirmou seu saque quatro vezes antes que os brasileiros quebrassem o serviço tcheco e abrissem 23/22. No game seguinte, a parceria verde-amarela se impôs e fechou o jogo.
 
Agora, a parceria brasileira enfrenta os franceses Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga pelas quartas-de-final nesta quinta-feira, 2 de agosto, na quadra 18 de Wimbledon. A programação começa às 7h30 (horário de Brasília) e eles fazem o terceiro jogo.