Taça Brasil, sem César Castro, começa com revelação Andressa Mendes

Natali e Andressa durante o Pan de Guadalajara / Foto: Satiro Sodré/AGIFRio de Janeiro - A Taça Brasil de Saltos Ornamentais 2011, competição seletiva para a Copa do Mundo de Londres, cuja viagem será em pleno Carnaval 2012, começa nesta 5ª feira (1/12), no parque aquático Julio de Lamare, complexo esportivo do Maracanã.

A grande atração do primeiro dia é a presença de Andressa Mendes, da Apoe, caçula da delegação brasileira no Pan de Guadalajara, aos 14 anos, e que obteve o melhor lugar feminino do Brasil na modalidade, com o 5º lugar na plataforma.

Os saltadores que conquistarem os índices exigidos na Taça Brasil, e com o limite de dois por prova individual, serão chamados para a competição internacional. Mas este ano, a Taça Brasil terá um desfalque importante.

O saltador César Castro, da Mackenzie/RJ, segundo laudo enviado pelo Dr. João Granjeiro, do Comitê Olímpico Brasileiro, está com uma lesão no menisco da perna direita e não competirá. Mas por seu histórico e pelos recentes resultados - única medalha dos Saltos nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com o bronze no trampolim de 3 metros - César tem sua convocação garantida para a Copa do Mundo da modalidade, última seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres.

César Castro teve esta lesão cerca de 45 dias antes do Pan, mas pelo pouco tempo que tinha para a competição resolveu participar mesmo sem estar 100% e ainda assim foi bem sucedido, com a única medalha brasileira. De lá pra cá sua situação melhorou com reforço muscular e fisioterapia, e se não houver bloqueio articular, a cirurgia no menisco será descartada. Mas é necessário esperar as reações ao tratamento. Se porventura houver necessidade da operação, ele terá totais condições de voltar a treinar a tempo de competir na Copa do Mundo, evento-teste para as Olimpíadas.

Nas Olimpíadas há 34 vagas para cada disputa individual de saltos ornamentais: plataforma e trampolim de 3 metros no masculino e feminino. Mas 12 já foram preenchidas com os finalistas do último Mundial de Xangai, em julho passado. Na Copa do Mundo, os 18 melhores saltadores nas eliminatórias - os semifinalistas - garantem seus nomes para os Jogos de Londres. Depois haverá uma repescagem após a final da prova, para se preencher as vagas que ainda estiverem vagas. Se entre os 18 semifinalitas estiverem alguns dos 12 nomes já classificados pelo Mundial, o número de vagas na repescagem aumenta.

Exemplo: se entre os semifinalistas do trampolim de 3 metros masculino da Copa do Mundo estiverem 10 dos 12 já classificados para as Olimpíadas, a repescagem da prova na Copa do Mundo terá as restantes 14 vagas olímpicas (as 10 que sobraram durante as eliminatórias em que apenas oito conseguiram carimbar o passaporte + as outras quatro para totalizar os 34 nomes). Já caso nenhum dos já garantidos estiverem entre estes 18, a repescagem terá apenas quatro vagas.

Programação:

Dia 01/12 - 5ª feira
9h30 - Desfile de abertura
10h - 1ª Prova: Plataforma Feminina (eliminatória) / 2ª Prova: Tramp. de 3 metros Masculino (eliminatória)
15h - 3ª Prova: Tramp. de 1 metro Feminino (Final direta) / 4ª Prova: Sincronizado 3 metros Masculino (Final direta)

DIA 02/12 - 6ª feira
9h30 - 5ª Prova: Tramp. de 3 metros Feminino (eliminatória) / 6ª Prova: Plataforma Masculina (eliminatória)
14h30 - 7ª Prova: Sincronizado 3 metros Feminino (Final direta) / 8ª Prova: Tramp. de 1 metro Masculino (Final direta)

DIA 03/12- Sábado
9h30 - 9ª Prova: Plataforma Feminino (Final) /10ª Prova: Tramp. de 3 metros Masculino (Final)/ 11ª Prova: Sincronizado Plataforma Feminino (Final direta)

DIA 04/12 - Domingo
9h30 - 12ª Prova: Plataforma Masculina (Final) / 13ª Prova: Tramp. 3 metros Feminino (Final) / 14ª Prova: Sincronizado Masculino (Final direta)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook