César se classifica em 6º para a final do trampolim

Cesar Cielo Filho conquistou sua terceira medalha de ouro nos XVI Jogos Pan-Americanos de Guadalajara / Foto: Satiro Sodré/AGIFGuadalajara - O brasileiro César Castro está na final do trampolim de 3 metros masculino dos saltos ornamentais. Com 435.95 pontos, ele se classificou em 6º lugar. Os melhores desempenhos das preliminares foram dos mexicanos Yahel Ernesto Castillo e Julian Isaac Sanchez, com 510.70 e 474.40, respectivamente. Os dois conquistaram ontem (qua), o ouro do trampolim 3 metros sincronizado. Cesar ficou na terceira posição nas três primeiras rodadas, caiu para quinto na quarta, e para sexto na quinta, posição mantida na sexta e última rodada de saltos.

"Sempre buscamos saltar melhor. Ainda tenho que melhorar algumas coisas em cada salto para se eu quiser chegar a alguma medalha. Agora vou descansar e antes da prova vou procurar treinar bem concentrado, focado, para se tudo der certo, chegar ao pódio. O campeão no Rio nesta prova, o canadense Alexandre Despatie não veio, mas os mexicanos estão fortes e são tão bons como ele, e o substituíram. O nível está alto, todos trouxeram seus melhores atletas, é um mini-mundial e um aperitivo para o pré-olímpico do ano que vem", disse César. 

O outro brasileiro inscrito na prova, o paraense Ian Matos, não competiu por não se sentir confiante para a prova.

- No trampolim individual, tenho dois saltos de maior grau de dificuldade, que não faço no sincronizado. Ainda não tenho confiança neles e ao treinar aqui, estava me desorientando no ar e os errando. Conversei com meu técnico, Ricardo Moreira, e optamos por ficar de fora - resumiu Ian, que mora em Brasília. 

Já Cesar Castro está em seu terceiro Pan. O saltador brasiliense, radicado no Rio de Janeiro, defende seu título de vice-campeão pan-americano da prova, prata conquistada nos Jogos Pan Rio/2007. É a única medalha pan-americana brasileira no trampolim de 3 metros masculino. Na oportunidade, o brasileiro totalizou 492.70 pontos na final, se classificando em 3º nas eliminatórias, com 457.35. No Rio, o outro brasileiro participante na prova foi Cassius Duran, que terminou em 12º na final do trampolim de 3 metros, com 364,80.

No recente Mundial de Xangai, em julho, Cesar saltou mal e não passou das eliminatórias. A sua pontuação nas eliminatórias de Guadalajara, se repetida nas eliminatórias de Xangai, lhe daria a 8ª posição; nas semifinais, ele ficaria com a última vaga para a final (12ª); e se repetida nesta, Cesar teria sido o 9º colocado. Já os mexicanos Yahel e Julian ficaram em 6º e 10º lugar, respectivamente, em Xangai. Com a pontuação desta manhã, em Guadalajara, Yahel teria conquistado a prata no Mundial, enquanto Julian subiria para a 6ª posição.

O México já totaliza três pódios na modalidade, com duas medalhas de ouro e uma de prata. O Brasil, até o momento, se classificou para as finais em todas as provas, totalizando um 4º lugar no trampolim de 3 metros sincronizado; um 5º e um 12º na plataforma feminina individual.

Até hoje, os saltos ornamentais do Brasil possui cinco medalhas pan-americanas (três de prata e duas de bronze): 

Santo Domingo/2003: Juliana Veloso - prata na plataforma / Cassius Duran - prata na plataforma / Juliana Veloso - bronze no trampolim de 3 metros

Rio de Janeiro/2007: Cesar Castro - prata no trampolim de 3 metros / Juliana Veloso - bronze na plataforma

Resultados dos saltos de Cesar Castro nas eliminatórias:

1ª rodada = 3º - 72.00 pontos
2ª rodada = 3º - 147.95 (total parcial) - na rodada: 75.95
3ª rodada = 3º - 224.45 (total parcial) - na rodada: 76.50
4ª rodada = 5º - 291.95 (total parcial) - na rodada: 67.50
5ª rodada = 6º - 363.95 (total parcial) - na rodada: 72.00 
6ª rodada = 6º - 435.95 (total final) - na rodada: 72.00

Programação (hora local / hora de Brasília):
Dia 28/10 - 6ª feira
Trampolim 3m Fem (eliminatórias) - (Juliana Veloso / Bruna Brunnett) - 10h / 13h
Plataforma sincronizada Masc (final direta) - Hugo Parisi & Rui Marinho / 19h30 / 22h30
Trampolim 3m Fem (finais) - 21h / 24h

Dia 29/10 - sábado
Plataforma Masc (eliminatórias) - (Hugo Parisi / Rui Marinho) - 10h / 13h
Trampolim 3m sincronizado Fem (final direta) (Andressa Mendes & Natali Cruz) - 19h30 / 22h30
Plataforma Masc (finais) - 21h / 24h

 



Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook