Brasil vence competição de Saltos

Na última prova da competição, neste sábado, 17/3, o brasiliense Hugo Parisi venceu a plataforma individual, com 414,55 pontos / Foto: Satiro Sodré/AGIFNa última prova da competição, neste sábado, 17/3, o brasiliense Hugo Parisi venceu a plataforma individual, com 414,55 pontos / Foto: Satiro Sodré/AGIFBelém - O Brasil foi o campeão na disputa de saltos ornamentais do Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos, disputado em Belém/PA. A equipe brasileira totalizou 226 pontos, seguido por Venezuela, 202; Colômbia, 188; Chile, 54; e Equador, 18 pontos.

Os brasileiros Juliana Veloso e Cesar Castro foram os atletas mais eficientes da competição (aqueles que totalizam mais pontos) e conquistaram o Troféu Señor de Sipan, da Orden de Los Caballeros das Américas.

Na divisão por sexo, o Brasil também levou a melhor ao terminar em primeiro no masculino, com 114 pontos, e no feminino, com 112. Entre os homens, Venezuela e Colômbia tiveram uma disputa acirrada pelo segundo lugar, garantido pelos venezuelanos terminando com 98 pontos, dois a mais do que os colombianos. Entre as mulheres, Venezuela e Colômbia garantiram o pódio com 104 e 92 pontos, respectivamente.

O Brasil também dominou o quadro de medalhas da modalidade com 10 pódios (6 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze). A Colômbia veio a seguir com o mesmo número de medalhas, mas com apenas 3 de ouro, além de 3 de prata e 4 de bronze. Já a Venezuela totalizou oito medalhas (1-6-1). O Chile completou o quadro com uma de bronze.

Na última prova da competição, neste sábado, 17/3, o brasiliense Hugo Parisi venceu a plataforma individual, com 414,55 pontos, à frente dos dois colombianos na prova, Victor Ortega e Sebastian Villa (resultados abaixo). O outro brasileiro, Cassius Duran - primeiro brasileiro a conquistar medalha em Jogos Pan-Americanos no masculino, nos Jogos de Santo Domingo/2003 - terminou em quarto lugar, com 375,40.

"Estou satisfeito pois errei dois saltos e ainda assim fiz 414 pontos. Quer dizer que tem muitos pontos para crescer se consertar os erros. Mas numa competição de nível maior, não posso dar estas vaciladas", concluiu Hugo.

Na outra disputa do dia derradeiro, pelos saltos sincronizados, a dupla brasileira, formada por Milena Canto Sae e Andressa Mendes, totalizou 222,84 pontos e conquistou o bronze na plataforma sincronizada. A Venezuela foi a campeã, com as saltadoras Lizette Ramirez e Maria Betancourt, e a prata ficou com as colombianas Carolina Murillo e Sara Bedoya. (resultados abaixo)

O Campeonato Sul-Americano Absoluto será realizado com recurso dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros - e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Governo do Estado do Pará.

Resultados - 4º e último dia - 17/03/2012

Plataforma sincronizada Fem = 1) Venezuela (Lizette Ramirez & e Maria Betancourt) - 236,13 pontos / 2) Colômbia (Carolina Murillo e Sara Bedoya) - 229,62 / 3) Brasil (Milena Sae e Andressa Mendes) - 222,84

Plataforma Masc = 1) Hugo Parisi - Brasil - 414,55 / 2) Victor Ortega - Colômbia - 396,70 / 3) Sebastian Villa - Colômbia - 395,20 / 4) Cassius Duran - Brasil - 375,40

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook