Latinos definem vagas para Londres 2012

Santiago Fernandez da Argentina se qualifica para 2012./Foto:Igor MeijerArgentina - A Regata de Qualificação da América Latina para Londres 2012 foi concluída na segunda-feira, dia 26 de março com Brasil, Argentina e Cuba se qualificando nas 4 categorias possíveis.

Realizada em Tigre, na Argentina, a regata atraiu cerca de 2 mil pessoas no último dia de competição. O público se amontoou na linha costeira para acompanhar as finais.

Representada por Mika Kraljev e Clara Rohner, a Argentina terminou em 1º lugar no Double Skiff feminino peso leve, garantindo com o resultado a classificação para disputar os Jogos Olímpicos de Londres 2012. As brasileiras Luana Bartholo de Assis e a Campeã Mundial Fabiana Beltrame terminaram na segunda colocação e também carimbaram o passaporte. A terceira vaga para Londres 2012 ficou com Cuba, representada por Yaima Velazquez Falcon e Yoslaine Dominguez Cedano.

No Double Skiff masculino peso leve, a vitória ficou com Manuel Suarez Barrios e Yunior Perez Aguilera, de Cuba. Os argentinos Mario Cejas e Miguel Mayol terminaram em segundo e os uruguaios Rodolfo Anibal Collazo Tourn e Emiliano Dumestre Guaraglia, completaram a prova na terceira colocação. As três duplas também se classificaram para as Olimpíadas.

O Single Skiff Feminino distribuiu 5 vagas para Londres 2012. A vitória ficou com a cubana Yariulvis Cobas Garcia. Ela garantiu a medalha de ouro ao completar a prova 3 segundos antes de Camila Vargas Palomo, representante de El Salvador. Deborah Oakley’s, do México, Lucia Palermo, da Argentina e Kissya Cataldo da Costa, representante brasileira, também carimbaram o passaporte para os Jogos Olímpicos.

O Single Skiff Masculino distribuiu seis vagas para Londres 2012, ou seja, todos os barcos que estavam disputando a medalha de ouro já sabiam que tinham vaga garantida para a competição esportiva mais importante do mundo. Patrick Loliger Salas, do México, levou a melhor e garantiu o lugar mais alto do pódio. Santiago Fernandez, da Argentina, terminou em segundo, seguido de Victor Aspillaga do Peru e de Oscar Vasquez Ochoa, do Chile. O brasileiro Anderson Nocetti terminou em quinto e Roberto Lopez , de El Salvador, completou a lista. 

A última chance para a qualificação para Londres 2012 será em Lucerne, na Suiça, e será disputada entre os dias 20 e 23 de maio.