Documentário sobre remo estreia esta semana no Rio de Janeiro | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Documentário sobre remo estreia esta semana no Rio de Janeiro

Documentário fala sobre o remo / Foto: Reprodução YouTube

Rio de Janeiro - Exibido em festivais de cinema no México, em Portugal e em Cuba, o documentário “Remar é...”, do diretor Valério Fonseca, estreia no Rio de Janeiro esta quinta-feira, dia 8, no Cine Joia, em Copacabana. Resultado de três anos de pesquisas e filmagens, o filme se apresenta como “uma crônica do nosso tempo em torno do remo, o olhar e o amor de atletas e amadores”, segundo seus realizadores.

O diretor conta com o apoio dos remadores cariocas para estender a temporada na cidade e exibir o filme a outros estados. “Estamos tentando levar para Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Nossos amigos do remo têm me ajudado nesse processo e agora chegou o momento de assistirmos ao filme com muita alegria”, diz Valério Fonseca, lembrando que “no Brasil, se o filme não tiver publico bom na primeira semana já sai de cartaz”.
 
Durante 74 minutos, o documentário aborda a prática do remo desde suas origens no Egito e na Grécia até o esporte de alto rendimento atual. “Remar é...” passeia pelos principais clubes de regatas do Rio, como Botafogo, Flamengo e Vasco, e mostra o abandono de agremiações tradicionais da cidade, como Boqueirão do Passeio, São Cristóvão e Santa Luzia.
 
Entre amadores e profissionais que falam de seu amor à modalidade, o filme destaca personagens como Harri Klein, que remou em três Olimpíadas (incluindo a de Munique, em 1972, quando houve o massacre de atletas israelenses), e Fabiana Beltrame, única remadora do país a conquistar o título de campeã Mundial, em 2011.
 
A equipe do documentário também esteve no Clube Náutico Potengy, em Natal (RN), para contar a história dos remadores que nos anos 1950 remaram até o Rio de Janeiro numa yole. Outro exemplo de força e coragem é o de Isaac Ribeiro, que há sete anos partiu para o Rio de carona num caminhão de batatas para dedicar-se ao para-remo.
 
Com roteiro, direção e produção do ator Valério Fonseca, realizador de curtas premiados como “Maria Ninguém” e “Pegadas de Zila”, o documentário tem pesquisa e direção musical de Cesar Schwenck, que também é instrutor de esportes náuticos. A trilha sonora original foi composta pelo DJ Marco, misturando elementos de hip-hop e bossa-nova.
 
Finalizado em julho de 2013, “Remar é...” participará em junho da competição da Rassegna Internazionale Sport Film Festival, em Palermo, na Itália, além de ter convites para festivais na Polônia e na Península Ibérica este ano. A partir de quinta-feira, os cariocas podem conferir o resultado no Cine Joia, que fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook