Rumo a Londres, Yane Marques é ouro no Campeonato Francês

A pernambucana Yane Marques é uma das esperanças brasileiras em Londres / Foto: DivulgaçãoA pernambucana Yane Marques é uma das esperanças brasileiras em Londres / Foto: DivulgaçãoParis - A pernambucana Yane Marques roubou a cena no Campeonato Francês de Pentatlo Moderno, disputado neste domingo (01/07). Depois de um dia inteiro de disputas, a brasileira subiu no lugar mais alto do pódio para receber a medalha de ouro. Yane levou o título da competição somando 5.376 pontos, superando a francesa tricampeã mundial Amélie Caze por uma diferença de quatro pontos (5.372). O bronze ficou com a egípcia Aya Medany (5.332).

Além da brasileira e da egípcia, a competição contou com outras atletas estrangeiras, já que realizou edição 'Open'. Ao todo foram 16 pentatletas - sete francesas, a Yane, a Aya, a inglesa Lydia Rosling, a romena Kallina Visoiu e cinco russas.

Yane participou do Campeonato Francês como preparação para os Jogos Olímpicos Londres 2012, que terão as provas do Pentatlo Moderno disputadas nos últimos dias, 11 e 12 de agosto.

Das cinco modalidades, a brasileira se saiu melhor no hipismo, onde fez a melhor apresentação do dia. Ela não derrubou nenhum obstáculo do circuito, conquistando a pontuação máxima da prova, 1.200 pontos.

Na esgrima, Yane venceu 20 duelos e perdeu 10. Somou 972 pontos na luta com a espada, fazendo o terceiro melhor desempenho da competição. Na natação, também fez a terceira melhor marca. Nadou os 200 metros estilo livre em 2min17s3, ganhando 1.156 pontos.

No evento combinado de tiro e corrida, Yane fez o quarto melhor tempo. Terminou os três mil metros de corrida intercalados com as três séries de cinco acertos de tiro em 12min18s4. Ficou com 2.048 pontos na prova.

Após o título na França, Yane retorna o país para continuar sua preparação para Londres. Ela fica por aqui até o dia 22, quanto segue para a aclimatação para os Jogos em Roma, na Itália.