Yane Marques entra para a história em Londres 2012

Yane foi premiada pela regularidade nas cinco provas / Foto: Valterci Santos / AGIF / COBYane foi premiada pela regularidade nas cinco provas / Foto: Valterci Santos / AGIF / COB

Londres - Os Jogos Olímpicos Londres 2012 terminaram uma uma medalha histórica para o Brasil. Yane Marques conquistou o bronze no pentatlo moderno. O ouro ficou com a lituana Laura Asadauskaite e a prata, com a britânica Samantha Murray.

Yane largou para o combinado tiro e corrida em primeiro lugar na pontuação geral, empatada com a lituana. A pentatleta brasileira foi bem no tiro, mas não resistiu ao forte ritmo de corrida das adversárias da Lituânia (que terminou com 5408 pontos) e da Grã-Bretanha (com 5356). Yane marcou 5340. É a 17ª medalha em Londres.

Na primeira prova do dia do pentatlo moderno, a esgrima, Yane Marques terminou na sexta colocação, com 904 pontos (21 vitórias e 14 derrotas). Depois, as pentatletas caíram na água para nadar os 200m livre e Yane Marques acabou fazendo o sexto melhor tempo entre as 36 competidoras: 2m12s39.
 
No somatório parcial (esgrima e natação), Yane ficou com segundo lugar, com 2.116, atrás apenas da húngara Adrienn Toth, que marcou 2.132. E segurou a posição após uma bela prova de saltos, quando cometeu apenas duas faltas e estourou o tempo em dois segundos.