Lado a lado, Cielo e Fratus vão à semifinal dos 50m livres

Com segundo e terceiro melhores tempos das eliminatórias, brasileiros voltam à água na noite desta quinta/ Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

Londres- Lado a lado nas raias 4 e 5 da piscina do Centro Aquático de Londres, César Cielo e Bruno Fratus dominaram a última série eliminatória dos 50m livre nesta quinta-feira, 2 de agosto, e garantiram vaga na semifinal da prova. Separados por apenas dois centésimos, os brasileiros fizeram o segundo e terceiro melhores tempos da manhã e voltam à água às 15h30 (horário de Brasília) para brigar pela classificação à final, marcada para sexta-feira.
 
 Apenas George Richard Bovell, de Trinidad e Tobago, foi mais veloz do que Cielo e Fratus ao completar a prova em 21s77 e cravar a melhor marca do dia. Atual campeão olímpico da prova mais rápida da natação, César venceu sua série com 21s80 e Bruno bateu logo na sequência, com 21s82. O australiano James Magnussen, cotado entre os favoritos para as disputas de velocidade nos Jogos de Londres 2012, fez o décimo tempo das eliminatórias: 22s11.
 
“Fiz uma prova suficiente para passar, me concentrei mesmo na classificação. Sabia que entravam 16, então não coloquei toda a intensidade que eu gosto de colocar. Vamos ver se à noite, com um pouquinho mais, sai uma prova melhor e vem a vaga para a final”, disse Cielo, que detém os recordes mundial (20s91) e olímpico (21s30) da prova e defende o ouro conquistado em Pequim 2008.
 
Bruno Fratus, que apareceu para o mundo nos 50m livre em 2011, quando bateu à frente de Cielo na semifinal do Mundial de Xangai, saiu da eliminatória satisfeito com o desempenho. No discurso do nadador de 23 anos, uma mistura de tranquilidade e determinação antes do próximo desafio.
 
“Finalmente chegou o dia, não aguentava mais ficar no quarto”, brincou Fratus, que já havia defendido o Brasil no revezamento 4 x 100m livre. “Adorei a prova, me senti muito bem. Por volta dos 30m, 35m vi que estava bem confortável e me dei a liberdade de dar uma segurada para ficar mais sossegado para a tarde. Agora é botar o traje e nadar de novo. Um friozinho na barriga sempre dá, ficar ansioso é o que dá graça ao negócio. Mas estou super controlado, confio no trabalho que eu fiz”.
 
Fratus garante não se abalar com a concorrência de grandes nomes dos 50m, como o próprio Cielo e Magnussen. “A gente tem visto nessas Olimpíadas que favoritismo não leva ninguém a canto nenhum, então estou procurando ficar bem tranquilo, mas também consciente e sóbrio”, revelou Bruno, depois de nadar lado a lado com Cielo. “É ótimo ter o melhor referencial possível no mundo nadando do meu lado desde a eliminatória”. 
 
Nos 100m borboleta, Kaio Marcio ficou fora da semifinal ao fazer o 28º tempo das eliminatórias, com 53s14. "Passei mal durante a noite, tive febre a noite inteira, então era uma dúvida se eu ia nadar ou não. Resolvemos entrar só para ver como ia ser", disse Kaio. "Mas ainda tem o revezamento que é a última prova que eu vou nadar aqui, e agora é pensar nisso".