Julio Maglione: "Brasil é uma das sete potências da natação mundial"

A Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, na manhã de domingo, dia 11 de Março, em Belém, foi o primeiro grande evento do Campeonato Sul-Americano Absoluto  / Foto: Satiro Sodré / AGIF Belém - A Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, na manhã de domingo, dia 11 de Março, em Belém, foi o primeiro grande evento do Campeonato Sul-Americano Absoluto que irá de 14 a 24 deste mês na capital paraense, com os principais atletas da regição nas maratonas aquáticas, nado sicnronizado, natação, polo aquático e saltos ornamentais.

Com a presença do presidente da Federação Internacional de Natação - FINA, Julio Maglione, do Secretário de Esportes do Estado, Marcos Eiró, do presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho, o vice-presidente da CBDA, Luiz Soares e os 27 presidentes das federações filiadas, a Assembléia reuniu os principais dirigentes das modalidades aquáticas no país. O presidente Julio Maglione destacou a importância que o Brasil ganhou no cenário atual dos esportes aquáticos.

"O Brasil é hoje uma das sete potências da natação mundial. Com um trabalho construído em anos de dedicação, está cosneguindo se firmar como uma das principais nações das nossas disciplinas. Nos estudos que fazemos sempre nos admiramos do crescimento do Brasil e isso é fruto da dedicação de toda essa comunidade", disse.

Além de presidente da FINA, Julio Maglione é integrante da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que avalia a preparação da cidade do Rio de Janeiro para receber a Olimpíada de 2016. Ele recebeu a Medalha do Mérito Aquático, principal homenagem da CBDA.

O secretário Marcos Eiró deu as boas vindas em nome do Governo do Estado e agradeceu a cooperação de todos para realização do Campeonato Sul-Americano em Belém. A presidente da Federação do Distrito Federal, Magda Machado Gomes, em nome de todos os dirigentes estaduais, entregou ao secretário a primeira medalha de ouro da competição.

A Assembléia Geral prestou contas às Federações de tudo o que foi realizado em 2011, debateu os projetos visando o próximo ciclo olímpico, definiu as pendências do calendário e temas relevantes de assuntos gerais de cada modalidade como taxas, filiações, regulamentos e outros. Entre as definições, foi determinado que a reunião do Conselho Técnico de Natação será realizada em outubro para que o calendário do ano seguinte possa ser analisado mais cedo e os atletas de maratonas aquáticas terão que ser filiados às suas respectivas federações para participar dos campeonatos brasileiros.