Após 8 anos, IAAF reconhece recorde Mundial de Paula Radcliffe na Maratona de Londres

O recorde Mundial da prova, era da própria corredora britânica, o novo recorde estabelecido é a marca de 2 horas, 15 minutos e 25 segundos / Foto: Divulgação/IAAFMônaco - A IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, reconheceu na última quinta-feira, dia 10 de novembro, o tempo recorde estabelecido pela atleta Paula Radcliffe, na Maratona de Londres em 2003.

O recorde Mundial da prova, era da própria corredora britânica, o novo recorde estabelecido é a marca de 2 horas, 15 minutos e 25 segundos. 

Paula Radcliffe, aos 37 anos, é considerada uma atleta de alto nível na Inglaterra, reconhecida junto com o jogador David Beckham, e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

A polêmica do recorde Mundial da Maratona de Londres, que foi realizada em 2003, aconteceu por que a prova foi disputada de forma mista, ou seja, homens e mulheres ao mesmo tempo.

Paula fechou a prova de 42, 195 quilômetros, em 2 horas, 25 minutos e 25 segundos, muito a frente de qualquer outro atleta que disputou a maratona. Segundo o comitê da IAAF, as mulheres se beneficiaram com a presença dos homens na prova, pois eles marcaram um ritmo muito mais forte. Ainda, segundo a IAAF,  as mulheres poderiam ter usado como referencia o rítmo dos homens, o que explicaria o tempo da britânica muito abaixo do conquistado até aquela data.

Embora o recorde tenha sido reconhecido, a posição da IAAF continua contrária a esse tipo de competição. O comitê declarou que a partir do próximo ano, a regra volta a valer. Só serão reconhecidos os tempos para marcas obtidas em corridas exclusivamente femininas ou masculinas.