Brasil entra na luta

Joice Silva inicia sua participação na categoria até 63kg da luta livre nesta quinta-feira/ Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB

Londres- O Brasil inicia nesta quinta-feira, 9 de agosto, a sua participação na competição de luta dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Única representante do país na modalidade presente nos Jogos, Joice Silva vai enfrentar suas oponentes na arena montada no Complexo Excel. O confronto é de luta livre e faz parte da categoria até 63kg.
 
A lutadora brasileira, de 29 anos, fez uma preparação especial para a disputa dos Jogos. Antes de desembarcar em Londres, esteve por cerca de duas semanas na cidade de Marquise, no noroeste da França, para um período de aclimatação. Na rotina de treinamentos, muita intensificação de golpes e movimentos, com o auxílio de outras atletas da modalidade, como Dailane Gomes, Camila Fama e Laís Nunes. Tudo com a supervisão dos treinadores cubanos Pedro García e Angel Aldama.  
 
A vaga para os Jogos Olímpicos, os primeiros no currículo da lutadora brasileira, Joice conseguiu com a conquista do vice-campeonato da Vaanta Cup, na Finlândia, em maio último. Depois disso, foi vice-campeã do Grand Prix da Espanha, em Madri.
 
No histórico de Joice Silva, há também a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e no Campeonato Pan-americano da modalidade, disputado também no ano passado. Além disso, ela já conquistou por nove vezes o Campeonato Brasileiro.
 
Joice Silva é o quinto atleta brasileiro da luta a disputar os Jogos Olímpicos. Antes dela, o país já foi representado por Floriano Spiess, Roberto Leitão, Antoine Jaoude e Rosângela Conceição.
 
A luta livre é uma das mais antigas modalidades a fazer parte dos Jogos Olímpicos e está na programação do evento desde 1904, em Saint Louis, nos Estados Unidos. As categorias femininas, porém, só começaram a ser disputadas a partir dos Jogos de Atenas 2004.
 
Se no geral, o histórico de medalhas é dominado pela Rússia, entre as mulheres o predomínio é do Japão. Ao todo, em apenas duas edições dos Jogos, as japonesas já conquistaram oito medalhas olímpicas – 4 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.