Reunião Técnica e Assembleia da Confederação Brasileira de Ginástica são finalizadas em Aracaju

Reunião Técnica e Assembleia da Confederação Brasileira de Ginástica  / Foto: Divulgação Aracaju - A Reunião Técnica e a Assembleia Geral Ordinária 2012 da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) foram realizadas na segunda-feira, dia 27 de Fevereiro e na terça-feira, dia 28, na cidade de Aracaju (SE). O encontro, conduzido pela presidente da entidade, Luciene Resende, reuniu presidentes das federações estaduais e coordenadores dos comitês técnicos das sete modalidades da Ginástica, entre outros dirigentes.

 

No início, os coordenadores fizeram suas avaliações sobre 2011 e deram sugestões de mudanças para 2012. Também foi apresentada a prestação de contas do ano passado, aprovada após o parecer do Conselho Fiscal, e foi debatida a Ata da Assembleia Geral Ordinária. Paulo Schmitt, do Departamento Jurídico da CBG, falou sobre o trabalho realizado na entidade.

A presidente da CBG, Luciene Resende, relembrou as conquistas de 2011 e adiantou a boa expectativa para 2012. "Conseguimos medalhas e posições de destaque em diversas categorias e muitos campeonatos, como etapas de Copa do Mundo, Mundiais, Sul-Americanos e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, entre outros. Isso é fruto do trabalho de todos que contribuem para a ginástica", comentou. "Neste ano, temos grandes chances de ganhar nossa primeira medalha olímpica com a Artística, em Londres, o que também será uma conquista coletiva", completou.

Klayler Mourthé, supervisor de seleções, destacou a evolução da ginástica. "Pudemos notar melhora técnica e, também, o crescimento no número de medalhas conquistadas. Isso é fruto do investimento nas sete modalidades, que é a filosofia de trabalho da CBG." Ele também ressaltou o planejamento para 2012. "As seleções de Ginástica Artística Feminina e Masculina, por exemplo, terá estágios de treinamentos previstos fora do Brasil, até as Olimpíadas de Londres."

Mais dois temas ganharam espaço na reunião realizada em Aracaju. Artemis Soares, professora associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Marco Bortoleto, coordenador do Comitê Técnico da Ginástica Para Todos, apresentaram proposta, que será oficializada, para a criação de uma Comissão Científica na CBG, um órgão consultivo que ofereça suporte acadêmico-científico para o desenvolvimento da ginástica. Outra novidade é que a CBG está instituindo sua Escola Nacional de Treinadores. O consultor da CBG, Newton Santos Vianna Junior, falou sobre a implementação do projeto a partir do segundo semestre, com cursos de capacitação de técnicos das sete modalidades da ginástica.

Duas competições inéditas no calendário deste ano ganharam destaque. Pela primeira vez, o País participará do Campeonato Mundial de Ginástica Acrobática, em abril, nos Estados Unidos. Além disso, a CBG promoverá o I Meeting de Ginástica de Trampolim, em setembro. A Federação do Piauí, nova filiada, presidida por Soraia Amorim Martins Formiga, foi apresentada, assim como dois novos coordenadores de comitês técnicos: Marco Antonio Oliveira, do Trampolim, e Marco Bortoleto, da Ginástica Para Todos.

Durante a Reunião Técnica, a coordenadora nacional do Projeto de Excelência Caixa Jovem Promessa, Eliana Cecília dos Santos, destacou os novos núcleos, de Roraima, Maranhão e Rondônia, e avaliou que os objetivos vêm sendo alcançados. "O aumento no número de centros de 2008 para cá (hoje, são 26) mostra que atingimos a massificação. Também conseguimos promover inclusão social e contribuir para o ganho cultural das crianças como, por exemplo, na final do Circuitinho, em Manaus, em que os alunos puderam fazer o passeio "Encontro das Águas".

Eliana também adiantou as metas para 2012. "Tivemos uma evolução técnica muito boa de 2010 para 2011 e já podemos pensar em uma ampliação para o projeto. A ideia é fazermos um planejamento para as crianças que já estão tendo aulas há alguns anos no Jovem Promessa", disse. "O projeto veio para trazer uma nova visão. Significa esperança. Os sorrisos que eu vejo nas crianças traduzem o que tem sido esse trabalho."