III Meeting Internacional de Ginástica Rítmica começa em Vitória nesta sexta

Seleção de Conjunto promete belas apresentações/ Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaSeleção de Conjunto promete belas apresentações/ Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia

Vitória - O III Meeting de Ginástica Rítmica tem início nesta sexta-feira (1º) em Vitória (ES). Grandes nomes da modalidade têm encontro marcado até domingo (3), no centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão.

O Brasil chega à competição com seis ginastas da Seleção Individual e com a Seleção de Conjunto, que terá seu primeiro desafio desde que foi renovada há dois meses e meio. As brasileiras terão a companhia de mais quatro países: Argentina, Colômbia, Rússia e Venezuela.

O Brasil estreia nesta sexta-feira com a competição de Conjunto no aparelho bola, a partir das 19h30. A cerimônia de abertura está marcada para esta quinta-feira, às 19h30. No domingo, o evento terá transmissão da Rede Globo a partir das 11h. O mesmo local também recebe, de quinta a sábado, a Copa Sul-Americana de Clubes de Ginástica Rítmica.

O Meeting, campeonato de alto nível, será a primeira prova oficial da Seleção de Conjunto, que esteve em Toledo (PR) no último final de semana e fez apresentações durante o Troféu Brasil e I Etapa do Circuito Caixa. A equipe é formada por nove ginastas. Bianca Mendonça, Débora Falda e Dayane Amaral, que já integravam o grupo no ano passado, irão se apresentar nas coreografias cinco bolas e três fitas com dois arcos, junto com Beatriz Pomini e Fabielle Cassol. A sexta titular será Mayra Gmach ou a capixaba Carolina Garcia. Amanda Pfleger e Bruna Bialecki serão reservas.

A técnica Camila Ferezin destacou a qualidade da Seleção e a evolução, mesmo com o pouco tempo de preparação. "São meninas novas. A maioria acabou de sair da categoria Juvenil. Pelo pouco tempo que estamos juntas, estou muito feliz com o resultado", celebrou. "Espero que elas tenham tranquilidade e que saiam felizes após as apresentações."

A treinadora ressalta que este será um ano importante de preparação para a Seleção. "Será o primeiro torneio internacional para essa equipe. Daqui a cinco semanas, temos a Copa do Mundo de Minsk, na Bielorrússia. Este é um ano de preparação para que no próximo estejamos mais experientes", disse Camila. Com relação à estreia no Meeting, ela está confiante. "O grupo está bem e vamos apresentar uma coreografia muito bonita, que foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011."

O público de Vitória terá um motivo a mais para prestigiar a competição. A Seleção Individual conta com três capixabas. Emanuelle Lima, Natália Gáudio, que já participou da edição passada da competição internacional (bronze no individual geral, no arco e na bola; prata nas maças), e Driellly Daltoé estão entre as seis ginastas que compõem a equipe brasileira. Ao lado delas estarão Rafaela Costa, além de mais duas atletas que representaram o Brasil no Meeting em 2011: Angélica Kvieczynski (prata no individual geral, no arco, na bola e na fita; bronze nas maças) e Eliane Sampaio (bronze na fita).

Drielly demonstra a alegria de competir em casa, diante da torcida, família e amigos. "Como muita gente que virá assistir me conhece, me sinto muito orgulhosa e com mais vontade de fazer bonito para o público", revelou. Esta será a terceira competição da ginasta no individual este ano. Antes disso, ela participou da Copa do Mundo, no Uzbequistão, e do Troféu Brasil e I etapa do Circuito Caixa, na semana passada, no Paraná. Com isso, ela vê com bons olhos a realização do Meeting no Brasil. "É uma competição que está crescendo muito. A cada ano conta com mais ginastas de qualidade. Com certeza este ano também terá um alto nível. É importante trazermos mais provas internacionais para o país e quem sabe, em breve, possamos ter uma etapa da Copa do Mundo aqui", finalizou.

Seleção de Conjunto - Amanda Pfleger (Norsul), Beatriz Pomini (Unopar), Bianca Mendonça (Adiee), Bruna Bialecki (Agir), Carolina Garcia (Escola de Campeãs), Dayane Amaral (Agir), Débora Falda (Unopar), Fabielle Cassol (AGIR) e Mayra Gmach (Sadia) Comissão técnica: Camila Ferezin, Iracema Alves e Bruna Rosa

Seleção Individual - Atletas: Angélica Kvieczynski (Sadia), Natália Gáudio (Escola de Campeãs), Eliane Sampaio (Grêmio Náutico União), Drielly Daltoé (Clube dos Oficiais), Emanuelle Lima (Clube dos Oficiais) e Rafaela Costa. Comissão Técnica para esse evento: Anita Klemann, Anna Danielyan, Ana Cristina Médici, Mônika Queiroz e Gisela Batista.

Chefe de delegação: Josefa Alves

Programa Geral

III Meeting de Ginástica Rítmica

31 Maio - Quinta-feira
14h às 18h - Treinamento na arena de treino
19h30 - Cerimônia de Abertura

01 Junho - Sexta-feira
8h às 12h - Treinamento na arena de competição
14h às 18h - Treinamento na arena de treino
20h30 - Competição de Conjunto Bola - Concurso Geral

02 Junho - Sábado
15h às 18h - Competição Individual
18h30 às 19h - Conjunto Arco e Fita - Concurso Geral

03 Junho - Domingo
9h - Final Individual
11h - Final de conjunto
Cerimônia de Premiação

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook