Ginástica artística brasileira estreia terça-feira no Pré-Olímpico de Londres

Seleção de Ginástica Artística, durante preparação para o evento-teste / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaLondres - Começa, no domingo, dia 8 de Janeiro, a programação da ginástica artística brasileira no evento-teste das Olimpíadas, em Londres.

A primeira equipe a entrar em ação na North Greenwich Arena será a Seleção Masculina de Ginástica Artística, que faz treinamento de pódio das 13h45 às 16h05 (horário de Brasília) e, na terça-feira, dia 10 de Janeiro, estreia na competição no mesmo horário. A Feminina inicia participação na quarta, dia 11.

Entre os homens, o Brasil será representado por sete ginastas: Arthur Zanetti, Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Sérgio Sasaki, Péricles Silva, Mosiah Rodrigues e Arthur Nory Mariano. Serão oito equipes na disputa, e as quatro melhores garantem vaga nas Olimpíadas. A Seleção Masculina terá pela frente Grã-Bretanha, França, Espanha, Canadá, Itália, Bielorússia e Porto Rico. "Acredito que as três primeiras vagas devem ficar com Grã-Bretanha, França e Espanha. Nossos adversários diretos pela classificação devem ser os canadenses, os portorriquenhos e os italianos. Vamos dar o máximo", comentou Renato Araujo, um dos técnicos da Seleção.

Das oito seleções que competirão no evento-teste (9º a 16º colocados no Mundial do Japão), o Brasil tem a quinta melhor nota (13º em Tóquio), ou seja, uma posição abaixo dos quatro que conquistaram a vaga. "Para subirmos uma colocação e nos classificarmos, temos de competir muito bem, sem erros graves ou mesmo médios. Precisamos, pelo menos, de quatro notas boas por aparelho. Todas as seleções têm chance e quem errar menos fica com a vaga", destacou o coordenador da Seleção Brasileira, Leonardo Finco.

As equipes que não se classificarem concorrerão a vagas no individual geral, sendo uma por país. "Esperamos conquistar a classificação por equipe, mas, caso precisarmos da vaga individual, estamos prontos para buscá-la. Será a nossa terceira, um feito inédito para a Ginástica Artística Masculina do País", comentou Leonardo Finco, lembrando que Arthur Zanetti e Diego Hypolito - que recupera-se de dores no ombro - já estão classificados para as Olimpíadas. "Devem buscar a terceira vaga Sérgio Sasaki, Péricles Silva e Pétrix Barbosa", completou o coordenador.

Feminino - A Seleção Brasileira, que fará treinamento de pódio na segunda (9), terá como representantes Adrian Gomes, Daiane dos Santos, Bruna Leal, Daniele Hypolito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Priscila Cobello. Os adversários serão Bélgica, Canadá, Espanha, França, Itália, Coreia do Sul e Holanda.

"A união do grupo será determinante para conseguirmos a classificação. Os estágios de treinamento foram fundamentais para a concentração da equipe . O objetivo foi limpar as séries das meninas e fazer avaliações para verificar quem estava realmente preparada para o evento-teste", comentou a coordenadora da Seleção, Georgette Vidor.


Programação da equipe masculina (horário de Brasília):

Domingo (8)
13h45 às 16h05 - treinamento de pódio

Segunda-feira (9)
5h às 8h - treinamento
12h às 15h - treinamento

Terça-feira (10)
13h45 às 16h05 - competição

Quarta-feira (11)
5h às 8h - treinamento
12h às 15h - treinamento

Quinta-feira (12)
16h30 às 20h10 - competição

Sexta-feira (13)
16h30 às 20h10 - competição


Programação da equipe feminina (horário de Brasília):

Segunda-feira (9)
6h às 20h - treinamento de pódio

Terça-feira (10)
6h às 20h - treinamento

Quarta-feira (11)
6h às 20h - competição

Quinta-feira (12)
14h45 às 20h10 - competição

Sexta-feira (13)
14h45 às 20h10 - competição