Depois de 4 anos afastada da ginástica, Catalina Ponor volta em busca por uma vaga nas Oliimpíadas

- No primeiro dia de competições do 43º Campeonato Mundial de Tóquio, teve a volta de uma velha conhecida da ginástica mundial, Catalina Ponor, que estava aposentada desde 2007 / Foto: Divulgação Pequim - No primeiro dia de competições do 43º Campeonato Mundial de Tóquio, teve a volta de uma velha conhecida da ginástica mundial, Catalina Ponor, que estava aposentada desde 2007. A romena que retornou este ano, visando à disputa dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, teve o melhor desempenho na trave no primeiro dia de competições do Mundial.


 

Nascida em Constança, Romênia, Catalina Ponor, iniciou sua carreira de ginasta, aos quatro anos de idade, e aos 15, já fazia parte da seleção da Romênia de Ginástica.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, realizado em 2004, Catalina conquistou três medalhas de ouro (equipe, trave e solo), além de ser tetracampeã na trave e bicampeã no solo em Copas do Mundo. Em 2007, aos 20 anos de idade, a romena decidiu que não iria participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, e se aposentou.

Em 2011, Catalina voltou a treinar na cidade Izvorani com objetivo de disputar os Jogos Olímpicos de Londres, que será realizado ano que vem. A sua volta aconteceu nesta sexta-feira, no Campeonato Mundial de Tóquio.

A dona de três medalhas olímpicas, teve o melhor desempenho entre as atletas na trave. Surgindo como favorita a medalha de ouro, Catalina conseguiu a nota de 15.000 e liderou o forte time romeno. Suas compatriotas Elana Racea conseguiu a nota de 14,733 e Railuca 14.533 completaram as três melhores do dia na trave.

Aos 24 anos, Catalina Ponor, se apresentou no solo, ficando em quatro lugar, com 14.200 pontos, e também no salto, mas não conseguiu ficar entre as oito colocadas.

A equipe romena assegurou a liderança parcial na fase classificatória com 227.228. A Austrália conseguiu a segunda colocação com 221.846. Mas neste sábado, 8 de outubro, outras duas potencias da ginástica mundial irão se apresentar, Estados Unidos e China. As oito melhores equipes garantem uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.