Zanetti, Diego e Sasaki estreiam em Londres neste sábado

Arthur Zanetti/ Foto: DivulgaçãoArthur Zanetti/ Foto: Divulgação

Santo André- Após diversas competições e etapas de treinamento, chegou o grande momento. Os três ginastas que representarão o Brasil na Ginástica Artística Masculina nos Jogos Olímpicos - Arthur Zanetti, Diego Hypolito e Sérgio Sasaki - estreiam neste sábado (28) na North Greenwich Arena, em Londres. As disputas classificatórias começam às 11h (7h de Brasília). Será a primeira vez na história da competição que o País terá três representantes na modalidade, o que aumenta as chances da conquista de uma medalha inédita. Arthur se apresentará nas argolas, Diego no solo e Sasaki nos seis aparelhos (salto, cavalo, solo, argolas, barra fixa e paralelas) para buscar uma vaga na final do individual geral.
Em constante evolução, Arthur Zanetti vem motivado pelas seis medalhas que conquistou nas argolas neste ano. O brasileiro foi campeão no Pré-Olímpico, em janeiro (15.533), prata na etapa de Cottbus da Copa do Mundo, em março, na Alemanha (15.600) e voltou a subir no lugar mais alto do pódio nas Copas do Mundo de Osijek, em abril, na Croácia (15.875), em Maribor, em junho, na Eslovênia (15.575), e em Ghent, no mesmo mês, na Bélgica (15.925). Nesse meio tempo, em abril, também foi ouro no Meeting Internacional de São Bernardo, com 15.825. As notas aumentaram em relação ao vice-campeonato mundial conquistado em outubro, em Tóquio (15.600) e superaram, inclusive, a marca do chinês Ybing Chen, campeão mundial com 15.800.
 
O técnico Marcos Goto falou sobre os últimos dias de treino e revelou alguns conselhos que deu ao ginasta. "Fomos treinar pela manhã (quarta) e, à tarde, passamos muito bem pelo treino de pódio. Estamos conversando bastante sobre cada momento dentro das Olimpíadas e eu pedi para ele tentar esquecer o glamour dos Jogos e encarar como se fosse mais uma etapa de Copa do Mundo." Sobre os adversários, Marcos Goto foi enfático. "Estamos nos Jogos Olímpicos. Não há ninguém despreparado ou fraco. Todos os especialistas das argolas são candidatos a subir no pódio." O treinador garantiu que Arthur está pronto. "Posso falar pelo meu atleta: ele está muito bem preparado."
 
Diego Hypolito é o mais experiente do trio. Ao contrário de Arthur e Sasaki, que farão sua estreia nos Jogos, o bicampeão mundial do solo competiu em Pequim-2008. Diego fez apresentação quase perfeita no treino de pódio com alto grau de dificuldade, saindo de 16.7 pontos. "Ele foi muito bem e a expectativa é muito grande. Seus principais adversários serão Oshimura, do Japão, Zou Kai da China,Thomas Gonzales, do Chile, e Flavius, da Romênia. Também podemos citar um atleta novo da Rússia que está com a nota de partida muito alta e dois americanos muito bom. Enfim, há pelo menos de sete a dez atletas com grande potencial", avaliou o treinador Renato Araújo.
 
Escolhido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para ocupar a terceira vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, Sérgio Sasaki conquistou resultados importantes nos últimos anos e, aos 20 anos, terá a chance de fazer história. Em 2009, aos 17, ficou em 19º lugar no individual geral do Mundial de Londres. Em 2011, levou medalha de prata no solo e ouro no salto na na Copa do Mundo de Doha, no Catar, competição em que recebeu o Trophy Young, troféu revelação por se tornar o atleta mais novo a ganhar medalha de ouro na competição. Renato Araújo adiantou suas chances nas Olimpíadas. "Para ir à final, calculamos que ele deve fazer 87 pontos e é o que estamos buscando."
 
Programação - Ginástica Artística Masculina 
 
Sábado (28)
11h (7h de Brasília) - qualificatórias masculinas
 
Quarta-feira (1)
16h30 (12h30 de Brasília) - final individual geral masculina
 
Domingo (5)
14h - (10h de Brasília) final solo masculino 
15h41 (11h51 de Brasília) - final cavalo com alças 
 
Segunda-feira (6)
14h (10h de Brasília) - final argolas 
15h41 (11h50 de Brasília) - final salto masculino 
 
Terça-feira (7)
14h (10h50 de Brasília) - final paralelas masculino
15h37 (11h37 de Brasília) - final barra fixa

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook