Seleção perde a chance de ouro inédito e fica com a prata

Brasil é derrotado pelo México por 2 a 0 na final em Wembley/ Foto: Divulgação

Londres- O Brasil ficou com a medalha de prata do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos Londres 2012. O ouro ficou com o México, que venceu por 2 a 1 a final disputada no estádio de Wembley neste sábado, 11 de agosto. Agora, são 13 medalhas conquistadas pelo Brasil em Londres. 
 
O México abriu o placar aos 30 segundos de jogo. Após passe errado de Rafael, Aquino dividiu com Sandro e a bola sobrou para Peralta, que chutou forte, da entrada da área, no canto direito de Gabriel: 1 a 0. O placar adverso, quando nem bem começara a partida, desestabilizou o Brasil. Os primeiros dez minutos foram marcados, em campo, pelo nervosismo dos jogadores brasileiros e, fora dele, pelos cantos de incentivo da torcida mexicana, que fazia festa nas arquibancadas e gritava olé.
 
Somente aos 11 minutos, o Brasil chegou à área adversária, com Oscar, que foi interceptado pelo goleiro Corona. No minuto seguinte, Thiago Silva cabeceou para fora, depois de falta cobrada por Neymar. Perigo de verdade, somente aos 29, com Oscar, que chutou em cima do goleiro. Por conta da pouca produtividade do time, o técnico Mano Menezes resolveu mexer no time antes mesmo do fim do primeiro tempo, aos 31 minutos, substituindo Alex Sandro por Hulk. A troca produziu efeito e a equipe passou a atacar mais. Hulk, por duas vezes, Marcelo e Neymar tiveram perto de marcar. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com o placar favorável para os mexicanos.
 
No segundo tempo, o Brasil partiu com tudo em busca do empate. Em menos de cinco minutos, a equipe criou quatro oportunidades de gol. Na melhor delas, Neymar chutou de fora da área, por cima, com perigo. Aos poucos, a Seleção Brasileira se mostrava mais confiante, assim como Neymar. Aos 13 minutos, o atacante esteve perto de empatar, mas isolou a bola que, após bate-rebate, sobrou à feição.
 
A jogada mais plástica da partida, no entanto, foi mexicana. Após erro de Thiago Silva, Fabian quase marcou de puxeta, aos 18. Mas a bola explodiu no travessão de Gabriel. Cinco minutos depois, Peralta chegou a marcar, mas o gol foi, acertadamente, anulado.
A partir daí, quando se esperava que o Brasil iria pressionar ainda mais em busca do gol de empate, foi o México quem passou a tomar conta do jogo. Aos 29 minutos, Peralta marcou o segundo e ampliou a vantagem. Hulk descontou aos 45. Oscar ainda teve a chance de empatar aos 47, mas cabeceou para fora.
 
Brasil: Gabriel, Rafael (Lucas), Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Alexandre Pato), Rômulo, Oscar e Alex Sandro (Hulk); Leandro Damião e Neymar. Técnico: Mano Menezes
México: Corona, Jimenez, Mier, Reyes e Chavez; Salcido, Enriquez, Herrera e Aquino (Ponce); Fabian e Peralta (Jimenez). Técnico: Luis Fernando Tena
Gols: no primeiro tempo, Peralta, aos 30 segundos; no segundo tempo, Peralta, aos 29. Hulk, aos 45.