Renzo Agresta alcança o 16º lugar no ranking mundial de Sabre
Polônia - O sabrista Renzo Agresta conquistou a 11ª posição no Sabre de Wolodyjowski disputado em Varsóvia, na Polônia, neste fim de semana, e com esse resultado subiu para o 16º lugar no ranking mundial.
Renzo é o primeiro esgrimista brasileiro a atingir a condição conhecida popularmente como "imortal". Ou seja, é um dos 16 atletas isentos de participar da fase classificatória nas competições da Federação Internacional de Esgrima (FIE).
Na prática, isso significa que, para os Jogos Olímpicos Londres 2012, Renzo melhorou a sua posição no quadro de entrada. Ao manter-se assim até os Jogos Olímpicos, Renzo terá como primeiro adversário um atleta em posição bastante abaixo da sua no mesmo ranking, o que lhe dá melhores condições de avançar em busca de um resultado também inédito para a esgrima do Brasil em Jogos Olímpicos.
Em Varsóvia, Renzo venceu o frances Philemon Barruyer (15/10) no quadro principal de 64 e, na sequência, o inglês Alexander Crutchett (15/12). Pelo quadro de 16, o brasileiro foi eliminado pelo italiano Luigi Samele (13/15), terminando a competição em 11º lugar. O vencedor foi o russo Alexey Yakimeko, e seu compatriota Veniamin Reshetnikov ficou em segundo. O romeno Rares Dumitrescu e o frances Nicolas Rousset dividiram a medalha de bronze.
Na próxima semana, o atleta Renzo embarca para Cancun, no México, para defender uma medalha nos Campeonatos Pan-americanos de Esgrima (15 a 20 de junho).