Em sua cidade natal, Paolo Pizzo conquista a medalha de ouro
Catania - Na última quinta-feira, dia 13 de outubro, foram disputadas as finais masculino da categoria espada da Copa do Mundo de Esgrima, em Catania, na Itália. O grande campeão foi Paolo Pizzo, que em sua cidade natal, venceu o holandês Bas Verweijlen na final e ficou com o ouro. Durante as fases de classificação, o Mundial teve muitos esgrimistas entre os dez melhores no Ranking Mundial deixando a competição precocemente.
Aos 28 anos, Paolo Pizzo, conquistou pela primeira vez a medalha de ouro numa Copa do Mundo de Esgrima. O italiano que nasceu em Catania, lutou com a casa lotada. Ele venceu o holandês Bas Verwijlen por 15 a 13.
Paolo Pizzo começou abrindo 4 a 0, dando a entender que a vitória seria fácil. Mas o holandês conseguiu empatar logo em seguida, mostrando que a decisão seria disputada ponto a ponto. Até o último período, os esgrimistas lutaram toque a toque, com muito equilíbrio. Quando o placar estava empatado 13 a 13, Verwijlen tentou um ataque rápido, mas Paolo estava preparado, e conseguiu o 14º ponto faltando apenas 18 segundos para terminar o combate. Nos últimos segundos, o holandês foi para o tudo ou nada. No contra-ataque, o italiano marcou o 15º ponto e finalizou a partida.
Na disputa do terceiro e quarto, o suíço, Fabian Kauter levou a melhor em cima do coreano Park Kyoung-Doo e conquistou a medalha de bronze.
Durante as finais, muitos esgrimistas consagrados ficaram pelo caminho precocemente. O líder e vice-líder do Ranking Mundial, o francês Guathier Grumier e o alemão Jorg Fieldler, e o húngaro Gabor Boczko, quinto no Ranking, não conseguiram chegar as oitavas de final.
Confira o quadro de medalhas da Copa do Mundo:
1º Itália – 4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze
2º Rússia – 1 de ouro e 1 de bronze
3º Estados Unidos – 1 de prata e 1 de bronze