Brasil conquista três medalhas de bronze em Pan nos EUA

A primeira medalha verde amarela veio com o atleta Renzo Agresta, do sabre masculino individual / Foto: Divulgação Renzo AgrestaA primeira medalha verde amarela veio com o atleta Renzo Agresta, do sabre masculino individual / Foto: Divulgação Renzo AgrestaEUA - A seleção brasileira de esgrima conquistou três medalhas de bronze durante a disputa do Pan-Americano de Reno, em Nevada, nos EUA. A competição, que vale pontos na corrida pelo ranking mundial temporada 2011, é a mais importante antes do Mundial de Catânia, que será disputada na Itália, em Outubro.  

A primeira medalha verde amarela veio com o atleta Renzo Agresta, do sabre masculino individual. Ele conseguiu o bronze após vencer os seis combates da etapa classificatória. Renzo derrotou quatro adversários para chegar à semifinal. No quadro de 32, venceu o esgrimista da Republica Dominicana, Hector David Castro Linares, por 15 a 5; no quadro de 16, ele superou o argentino, Ricardo Alberto Bustamante, por 15 a 12; e no quadro de oito, venceu o canadense, Max Stearns, por 15 a 14. Na semifinal, o brasileiro foi derrotado pelo canadense, Vincent Couturier, por 15 a 10.

Atualmente, Renzo ocupa a 39º posição no ranking mundial - não contabilizados os pontos adquiridos no Campeonato Pan-americano.

No Florete Masculino por equipes, veio a segunda medalha de bronze verde e amarela. Fernando Scavasin, João Souza, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo foram bem e levaram a seleção ao terceiro lugar do pódio. Os EUA ficaram com a medalha de ouro e os canadenses terminaram a competição com a medalha de prata. 

Thaís Rochel, Augusta Oliveira, Bia Bulcão e Christine Botros trouxeram para o Brasil a terceira medalha de bronze do Pan-Americano de Reno. Elas garantiram o terceiro lugar no Florete Feminino por equipes. As medalhas de ouro e de prata, mais uma vez, ficaram respectivamente com EUA e Canadá. Os americanos, aliás, levaram todas as medalhas disputadas na competição.

Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Machado, os resultados conquistados na última semana tem importância enorme. "O Pan-Americano disputado essa semana conta pontos para o ranking mundial, que consequentemente dará a vaga para os Jogos Olímpicos de 2012. Mas a classificação olímpica só termina em maio do ano que vem, com o fechamento do rankinkg". 

Se os brasileiros não conseguirem a classificação através do ranking mundial, ainda terão uma segunda chance, com a disputa do Pré-Olímpico, ainda sem data e local definido.

Apesar dos bons resultados, o dirigente lamentou ao Esporte Alternativo as contusões de alguns atletas brasileiros que poderiam lutar por mais medalhas e acredita em melhor sorte durante os jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. "Tivemos problemas nos EUA. Teve atleta que competiu com infecção no ouvido e problemas no joelho. A Cleia Guilhon  é um exemplo disso. No Sabre feminino, a Karina Lakerbai também estava machucada e jogou com um entorse, infelizmente." 

Além disso, o dirigente lamentou o desgaste das últimas viagens feitas por alguns atletas brasileiros que buscam pontos no ranking mundial e a melhor preparação possível para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. "No Sabre, alguns atletas chegaram a dar a volta ao mundo em 15 dias. Com certeza isso atrapalha na hora da competição. Eles ficam delibitados"

Agora, o foco da seleção brasileira de esgrima está todo voltado para o mundial de Catânia, na Itália. Apesar da esperança em bons resultados, Ricardo Machado tem consciência de que uma medalha no mundial ainda é um sonho. "Na verdade, o mundial será um grande treino pra gente. Nesse momento, uma medalha ainda está muito distante da nossa realidade numa competição como essa, apesar da supremacia do Brasil na América do Sul e Central."

Confira todos os resultados do Pan-Americano de Reno no link abaixo: 

http://usfencing.org/events/4957

   

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook