Deputados britânicos temem caos em principal aeroporto

O aeroporto mais importante de Londres pode não estar preparada para os Jogos Olímpicos / Foto: David Osborn / DivulgaçãoLondres - Segundo o COI, Londres está pronta para receber os Jogos Olímpicos, em julho. No entanto, para parte do Congresso britânico, essa verdade é contestável. Um grupo de deputados alertou nesta quarta-feira para a possibilidade de o aeroporto mais importante da Grã-Bretanha e o de maior tráfego de passageiros de toda a Europa, o Heathrow, não suportar o aumento da demanda nas semanas das Olimpíadas.

A preocupação foi expressada em uma carta enviada pelo presidente do comitê de deputados, John Whittingdale, para o ministro britânico de Cultura e Esportes, Jeremy Hunt. A expectativa, segundo os parlamentares que levantaram a questão, é de que se formem imensas filas nos guichês responsáveis pelo crivo da imigração. A carta ressalta, no entanto, que as medidas relativas aos envolvidos com os jogos (atletas, delegações, técnicos) foram tomadas e não deverão gerar preocupações em Heathrow.

Além do tempo de espera da imigração, o segundo grande problema alertado na carta é o do desembarque. Se os aviões não puderem descarregar seus passageiros na hora prevista por conta da superlotação dos terminais, deverão ficar sobrevoando por muito tempo, parados nas pistas ou bloqueando espaços que precisariam ser usados em um grande aeroporto como Heathrow.

Whittingdale disse ainda que os deputados já se reuniram com os responsáveis pelo aeroporto e que não saíram convencidos de mudanças estruturais que afastassem as preocupações levantadas. Além do mais, a agência de fronteiras do Reino Unido já descartou a possibilidade de liberar todos os guichês da imigração, por conta de outra lembrança sombria para os ingleses: a possibilidade de terrorismo.