Com 21 atletas convocados, Pinheiros espera por medalhas

Atletas, técnicos e executivos do Pinheiros posam para foto oficial / Foto: Humberto DevezaSão Paulo - Dentre os 258 atletas brasileiros confirmados para as Olimpíadas de Londres, 21 são associados do Esporte Clube Pinheiros, com sede em São Paulo. Nesta segunda-feira, os convocados foram oficialmente anunciados para a imprensa, com apenas uma indefinição, em relação à ginástica artística. Isso porque as cinco ginastas que representarão o Brasil por equipes ainda não foram definidas pela Confederação Brasileira de Ginástica. Daiane dos Santos, do Pinheiros, no entanto, já é tida como certa no quinteto. A dúvida é Laís Souza. "Estamos na expectativa ainda da convocação da Lais", destacou o presidente do Clube, Luis Eduardo Dutra Rodrigues.

Os convocados do Clube se dividem entre várias modalidades. No atletismo, dez atletas são do Pinheiros: Adriana Aparecida da Silva, Andressa Oliveira, Sandro Viana, Fabiano Peçanha, Laila Ferrer, Kleberson Davide, Guilherme Cobbo, Geisa Rafaela Arcanjo, Franciela Krasucki e Vanda Gomes. No judô, dos 14 brasileiros classificados, quatro treinam no Clube: Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Leandro Cunha e Rafael Silva. A natação tem grandes nomes, como Bruno Fratus, Felipe França, Daniel Orzechowski e Marcelo Chierighini. Fernando Reis, do levantamento de peso, Renzo Agresta, da esgrima e Daiane dos Santos, já tida como convocada, completam o time do Pinheiros.

O Comitê Olímpico Brasileiro ainda levará dois técnicos do Pinheiros: Arilson Silva, da natação, e Alex Aprile, do Handebol. Paulo César Marinho, biomecânico do Clube, também estará em Londres para ajudar a equipe brasileira.

Para alcançar a marca, o Pinheiro passou por um ciclo olímpico com arrojados investimentos, com o apoio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo, e com a destinação de parte da receita anual do próprio Clube. "Neste ciclo olímpico, foram R$ 38 milhões captados em projetos aprovados no Ministério do Esporte", explica Luis Eduardo.

O judoca Leandro Guilheiro, bronze nas Olimpíadas de Pequim (2008) e Atenas (2004), falou em nome dos atletas do Pinheiros e destacou o trabalho realizado dentro do Clube. "Muito se diz do Comitê Olímpico, das Confederações, mas as nossas conquistas são feitas aqui dentro. No dia a dia, com os nossos companheiros de treinamento", disse. O atleta contou sua história dentro do Clube e vislumbrou muitas conquistas para os atletas e, consequentemente, para o Pinheiros. "Que esse seja mais um ciclo entre muitos outros que ainda virão", afirmou.