Presidente do COB conduz a tocha dos Jogos em Olímpia

Chama Olímpica de Londres 2012 / Foto: LOCOGOlímpia - Passaram-se apenas dez minutos e três condutores da tocha antes que a recém-acesa chama dos Jogos Olímpicos Londres 2012 chegasse às mãos de um brasileiro. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, foi a quarta pessoa a conduzir a tocha na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade.

"Para um ex-atleta Olímpico e dirigente Olímpico, conduzir a tocha na cidade da origem dos Jogos é o momento mais alto da carreira. Agradeço ao convite do Capralos, que me proporcionou essa emoção inesquecível e uma inspiração imensa para o Rio 2016. Pelo trabalho que estamos fazendo na preparação para os Jogos e pela cooperação que temos com a organização britânica, carregar a tocha de Londres tem um significado muito especial", explicou o presidente do COB e do Rio 2016, que disputou os Jogos Olímpicos Tóquio 1964 com a seleção brasileira de vôlei.

Depois da ameaça de chuva da véspera, o dia foi farto dos raios de sol necessários para acender a chama na cerimônia que marca o início de todos os Revezamentos da Tocha Olímpica. Depois de acesa pela sacerdotisa Ino Menegaki usando um espelho parabólico nas ruínas em frente ao Templo de Hera, no santuário de Olímpia, a chama foi levada em procissão ao Estádio Olímpico da Antiguidade.

No estádio, onde minutos antes haviam discursado o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge; o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, Sebastian Coe; e presidente do Comitê Olímpico Helênico, que organiza a cerimônia, Spyros Capralos, iniciou-se o revezamento da Tocha.

O primeiro condutor foi o grego campeão mundial da maratona aquática de 10km, Spyros Gianniotis. O nadador passou a tocha ao britânico de origem grega Alexander Loukos, de 19 anos, que participou da apresentação de Londres em 2005, quando a cidade foi escolhida sede dos Jogos. Ainda nas cercanias do estádio, Nuzman recebeu a tocha e percorreu os 300 metros mais marcantes da sua vida.

A Tocha Olímpica percorrerá a Grécia até o dia 17, quando será entregue em Atenas aos organizadores dos Jogos de Londres, para o revezamento que cobrirá todo o Reino Unido até o acendimento da pira do Estádio Olímpico, na Cerimônia de Abertura de 27 de julho.

Foi a terceira vez que Nuzman conduziu a Tocha Olímpica e a primeira de um brasileiro em Olímpia. Em 2004, quando o Rio de Janeiro foi selecionado como uma das cidades a receber o revezamento mundial da tocha para os Jogos de Atenas, o presidente do Rio 2016 foi um dos condutores. Depois, em 2008, participou do trecho inicial, na Grécia, do revezamento mundial para os Jogos de Pequim, conduzindo a tocha na cidade de Maratona.