Gastos com obras e segurança dos Jogos Olímpicos de Londres podem extrapolar o valor orçado do projeto

Ainda nesta semana, o Comitê Olímpico de Londres, anunciou que orçamento destinado à segurança dobrou em relação à primeira estimativa / Foto: DivulgaçãoLondres - O escritório de auditorias do Reino Unido anunciou que há um alto risco que os 9,3 bilhões de Libras separadas para os Jogos Olímpico de Londres seja excedido até o início do maior evento esportivo do mundo.

O Comitê Olímpico de Londres revelou que orçamento destinado à segurança dobrou em relação à primeira estimativa. Serão gastos cerca de 553 milhões de Libras Esterlinas (1,54 bilhões de reais).

Segundo o presidente da NAU, Amyas Morse, os custos adicionais na segurança praticamente esgotarão a previsão orçamentária de 9,3 bilhões de Libras Esterlinas (cerca de 26 bilhões de reais), destinadas aos Jogos Olímpicos.

Segundo Morse, isso deixaria apenas 36 milhões de Libras Esterlinas (100 milhões de reais) para possíveis contingências, o que representa uma margem muito pequena de manobra, a sete meses do início dos Jogos.

A causa do aumento do orçamento em segurança ocorreu por causa da necessidade de contratação de mais guardas e oficiais. No primeiro projeto, foram pedidos 13 mil e 700 guardas para manter a ordem nos diversos pontos espalhados pela capital britânica. Mas segundo o Comitê Organizador, o sistema de segurança foi elaborado antes da conclusão do programa de competições. Com o programa feito, os organizadores entenderam que seria necessário a contratação de mais 10 mil guardas e oficiais. "Revisamos os funcionários necessários e investimos fundos adicionais para proporcionar as 24 mil pessoas dedicadas à segurança de Londres 2012, além dos equipamentos especiais” comentou o ministro do esporte, Hugh Robertosn

Além do aumento do orçamento de segurança, o Comitê também anunciou que irá investir mais 41 milhões de Libras Esterlinas, (114,6 milhões de reais) nas cerimônias de abertura e encerramento, para aproveitar o “grande momento” que a Inglaterra vive.

O jornal britânico The Times, publicou que foi o próprio primeiro-ministro, David Cameran, quem autorizou a liberação do dinheiro para as cerimônias. Segundo Cameran, esses 41 milhões de libras investidas acabam com qualquer risco das cerimônias serem consideradas modestas.

O escritório de autorias do Reino Unido também advertiu para os projeto de transportes, possível ponto francos dos Jogos Olímpicos. E o Comitê Organizador corre o risco de ter a reputação de Londres 2012 danificada, já que o projeto dos transportes públicos estão inacabados, sem uma estratégia logística adequada.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook