Estádio Olímpico está pronto para Londres 2012

Autoridades e Organizadores de Londres 2012 colocam último pedaço de grama no Estádio Olímpico / Foto: David PoultneyLondres - Ex-atleta Frank Fredericks, presidente da Comissão de Atletas do COI, John Armitt, presidente da Autoridade Olímpica do Reino Unido (ODA), Seb Coe, diretor para Londres 2012 e a medalhista olímpica Tasha Danvers colocaram o último pedaço de gramado no campo do estádio olímpico, marcando o fim dos trabalhos de construção no flagship venue. 

Denis Oswald, Presidente da Comissão de Coordenação do COI, e Gilberto Felli, Diretor-Executivo do COI, também participaram, além de crianças de escolas locais da Equipe de Construção da Autoridade Olímpica.

  “O Estádio Olímpico será o coração do novo Parque Olímpico e é a prova do trabalho fantástico organizado pelo Team Stadium e a ODA que permitiu que a obra fosse entregue dentro do prazo e do orçamento. Porém ainda há muito a ser feito, e continuaremos o trabalho em preparação para as cerimônias”, disse Seb Coe, durante o evento.

A construção do Estádio Olímpico teve início há três anos em maio de 2008 e foi finalizada dentro do prazo e dentro do orçamento, com segurança recorde. Cerca de 240 empresários britânicos participaram de contratos para a construção e cerca de 5.250 pessoas trabalharam no projeto nos últimos três anos.  

A finalização da superfície da pista ocorrerá posteriormente ainda este ano pelo Comitê Organizador dos Jogos de Londres (LOCOG), de modo a garantir que a pista esteja protegida por revestimento temporário, inclusive durante a preparação de cerimônias com necessidade de uso de guindastes, o que poderia danificar a pista. 

O gramado foi plantado em Scunthorpe, a partir do cruzamento de Lolium perenne, Poa pratensis e sementes de Festuca. Um total de 360 rolos de gramado foi necessário para cobrir a área de 9.000m² do campo do estádio.

Para Frank Frederick, ex-atleta olímpico e presidente da Comissão de Atletas do COI, o Estádio Olímpico ficará a altura do que os altletas esperam quando chegam tão longe, disputando uma medalha nos Jogos Olímpicos. “Os atletas que passaram grande parte de suas vidas treinando para as Olimpíadas merecem realizar seu sonho nas melhores condições possíveis. Estou certo de que os atletas que vierem para Londres 2012 não ficarão decepcionados.”

Já o prefeito de Londres, Boris Johnson, comemorou a construção dentro do prazo e do orçamento programados. "A construção do estádio, dentro do prazo e do orçamento são um exemplo de como Londres está preparada para sediar o maior evento do planeta e o melhor de tudo é que estamos comprometidos a assegurar o legado dos Jogos.”