COB realiza nova vistoria no Crystal Palace, base do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012

Estádio Crystal Palace / Foto:Martinho Santos/CBAtLondres -O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) inicia, nesta segunda-feira, dia 16 de Janeiro, uma nova visita às instalações do Crystal Palace, base exclusiva do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.

 Liderada pelo superintendente executivo de esportes da entidade, Marcus Vinicius Freire, e pelo chefe da missão brasileira em Londres, Bernard Rajzman, a comitiva do COB ficará hospedada, até o dia 20, no próprio Crystal Palace para testar os serviços que serão disponibilizados à delegação brasileira.

Além disso, o COB se reunirá com diversas áreas de atuação do Crystal Palace para avançar no planejamento de atendimento à delegação brasileira antes e durante os Jogos Olímpicos. Também serão realizadas reuniões com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012 (Locog). "Trata-se de uma agenda extensa e importante. Estamos trabalhando há três anos e meio na operação Londres 2012 e chegou a hora de fazermos os últimos ajustes, atentando a todos os detalhes", disse Marcus Vinicius Freire. "Nosso objetivo é chegar a um acordo das linhas gerais para podermos retornar ao Brasil e acionar as nossas equipes para ajustarmos os planos de transporte, acomodação, alimentação, atendimento à imprensa, entre outras áreas", completou Marcus.

A base em Crystal Palace é uma inovação na história das missões brasileiras em Jogos Olímpicos e possibilitará que profissionais credenciados ou não entre os oficiais da Vila possam exercer suas funções e contribuir para o melhor desempenho dos atletas brasileiros. Desta forma, o Brasil contará com uma estrutura próxima à Vila Olímpica capaz de atender as necessidades específicas da delegação em horários diferentes dos definidos pela organização dos Jogos Olímpicos.

Os atletas brasileiros chegarão a Londres um mês antes das competições. Depois do inicio dos Jogos, o centro esportivo abrigará todos os membros da delegação brasileira não credenciada para a Vila Olímpica. São médicos, auxiliares técnicos, treinadores, fisioterapeutas, sparrings, membros do departamento de Ciência do Esporte, entre outros, que formarão uma espécie de quartel general do Brasil em Londres.

Em Crystal Palace, o COB terá a seu dispor equipamentos de altíssimo nível, que servirão para a concentração das equipes até a ida para Vila Olímpica. Serão oferecidos serviços como ciência do esporte, medicina esportiva, tecnologia de vídeo, entre outros tantos, que proporcionarão aos atletas um ambiente propício para a preparação a um nível significativamente mais elevado.

Sobre o Crystal Palace - O Centro Esportivo Nacional Crystal Palace, inaugurado em 1964, oferece acomodação para 144 pessoas em 87 quartos, salas de reuniões, lazer, relaxamento e refeitório apto a receber cerca de 150 pessoas ao mesmo tempo. Salas de fisioterapia e atendimento médico, além de salas com audiovisual ideais para analises pós-treinamentos e reuniões de equipes. Possui pista de atletismo de 400m metros e oito raias certificada pela IAAF com capacidade para 16.500 pessoas. Área para salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de dardo, martelo e peso. Pista de atletismo indoor com seis raias e áreas para saltos e arremessos.

O Centro conta também com três piscinas (uma olímpica de 50m, outra para saltos e outra de 25m para treinamento), e um ginásio coberto com placar eletrônico e piso de madeira com capacidade para 1.500 pessoas, ideal para prática de basquete, vôlei, handebol e badminton, adaptável para ginástica trampolim, artes marciais e esgrima, entre outros.

Possui outro ginásio coberto apto para a prática de basquete e badminton, além de uma área coberta que pode ser adaptada para treinamento de uma série de modalidades. Dispõe ainda de uma sala de musculação e condicionamento, campos oficiais de futebol e hóquei sobre grama em grama natural e sintética, três quadras de squash e quatro de tênis.