Britânicos não receberão recompensas por medalhas de ouro

Favorito para o ouro em Londres, Chris Hoy, do ciclismo, deverá se contentar "apenas" com a medalha dourada / Foto: Getty ImagesLondres - A oferta de cachês extras para atletas que alcançarem boas posições em suas competições é comum no mundo do esporte. Quando se trata dos Jogos Olímpicos, a bonificação fica por conta do comitê de cada país. E no que depender dos responsáveis pela delegação inglesa, dificilmente haverá o famoso "bicho" para os competidores que conseguirem bons pódios.

É o que traz uma reportagem da editoria de esportes do diário londrino Telegraph. As investigações dos jornalistas envolvidos deram conta que os grandes rivais dos ingleses no quadro de medalhas, como Rússia e Itália, deverão estimular seus atletas campeões com o pagamento de premiações extras. Já os atletas anfitriões deverão fazer suas provas sem esperar por nenhuma premiação do órgão responsável pelo esporte no país.

A reportagem destaca também que os atletas que conquistarem suas medalhas de ouro, mas não o "bicho" de seus comitês, dependerão de ações de marketing pós-Olimpíadas, quando o interesse pela imagem do esportista pode diminuir. De acordo com o Telegraph, um porta-voz do Comitê Olímpico Britânico (BOA, na sigla em inglês), disse, no entanto, acreditar que o compromisso e a dedicação dos atletas britânicos é motivado, acima de tudo, pelo fato de estarem representando a Grã-Bretanha no maior palco esportivo do mundo, independente de pagamentos extras.

Em um levantamento feito pelo periódico, foi constatado que, dentre os dez melhores países no quadro de medalhas de Pequim, a Itália é a nação que deverá pagar o melhor bônus, estimado em 116 mil euros. Rival a ser batida pela Grã-Bretanha, a Rússia também deverá estimular seus atletas campeões com uma quantia poupuda: quase 86 mil euros.

Os valores levantados pelo Telegraph não dão conta, porém, de premiações dos patrocinadores e de federações, o que deve valorizar ainda mais os medalhistas de Londres.


Medalhas - A expectativa do Comitê Olímpico Britânico, mesmo sem os estímulos em dinheiro, é de ganhar entre 16 e 22 medalhas douradas. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, a Grã-Bretanha teve seu hino tocado 19 vezes e ficou em quarto lugar no quadro geral de medalhas.