Brasileiros já compraram 10 mil ingressos para Londres 2012

Foto de Lançamento: Antônio Carlos Valente (Tamoyo), Aldo Leone (Agaxtur), Sylvio Ferraz (TAM Viagens), José Zuquim (Ambiental) e Gilmar Caldeira (Top service) / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - Os atletas brasileiros podem esperar por um apoio inestimável na disputa por medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012: as duas mil vozes da Torcida Brasil, que foi anunciada em evento nesta terça-feira, dia 21 de Junho, no British Council, em São Paulo.

A Tamoyo Internacional, agência revendedora de ingressos autorizada (ATR na sigla em inglês), e seus sub-distribuidores Agaxtur, Ambiental, TAM Viagens e Top Service, deverão levar um número recorde de brasileiros para a maior competição esportiva do mundo. A expectativa é que mais de 40 mil ingressos sejam vendidos, superando com sobras os 18 mil dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

"A carga de ingressos é proporcional ao número de atletas classificados pelo pais e, esse ano, foi levado em conta o fato de sermos a casa dos Jogos Olímpicos de 2016, como ocorreu com Londres durante os Jogos de Pequim 2008", explica Antônio Carlos Valente, sócio da Tamoyo Internacional, ATR em Jogos Olímpicos desde Sydney 2000 (quatro Jogos Olímpicos consecutivos), sem a agência jamais ter recebido qualquer reclamação de consumidores junto aos órgãos reguladores.

A Torcida Brasil levará uma identidade visual única a Londres, com a marca presente em aeroportos, hotéis, transporte e, claro, nas arquibancadas. A logomarca foi criada pela P&G, do cenógrafo Abel Gomes, e levou em consideração as formas geométricas da logomarca oficial dos Jogos. Agaxtur, Ambiental, TAM Viagens e Top Service serão os responsáveis por comercializar pacotes individuais e de hospitalidade corporativa para a Torcida Brasil.

"Sublicenciamos, com aprovação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, os direitos de venda no Brasil para esses agentes, todos com bastante reputação e experiência de venda para diversos públicos, como empresas, governos, entre outros. Vamos unir esforços e compartilhar expertise para termos a maior torcida brasileira de todos os tempos em uma edição de Jogos Olímpicos", diz Valente. "Londres é uma cidade excepcional, completa, com opções de lazer, excelente estrutura de hotéis e transporte e, claro, o apelo dos Jogos", completa.

Até o momento, cerca de dez mil ingressos avulsos já foram vendidos através do site www.tamoyo.com.br. Os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são, nesta ordem, os maiores compradores. Houve procura expressiva também de Pernambuco, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Pará, Amazonas e Espírito Santo, num total de 17 dos 27 estados com compradores.

"Vou a todas as Olimpíadas desde 1976. Já estive nos Jogos como atleta, dirigente e torcedor. É uma experiência inesquecível. Com certeza com o apoio da Torcida Brasil, os atletas das nossas equipes vão conquistar grandes resultados", afirma Bernard Rajzman, medalhista olímpico de prata em 1984, com o vôlei, e atualmente presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro.

No ranking de modalidades, o vôlei lidera, seguindo de futebol, atletismo, judô, basquete, ginástica artística, natação, boxe, tênis e as cerimônias de abertura e encerramento.

"Há algumas surpresas interessantes, como a presença de modalidades pouco tradicionais do Brasil, como Saltos Ornamentais e Hóquei na Grama, entre as mais procuradas", afirma Valente.

Com ingressos esgotados em alguns eventos "prime" (como finais de vôlei, atletismo, natação e cerimônia de abertura), a Tamoyo Internacional explica como é determinada a carga destinada a cada um dos ATR em todo mundo:

"Tanto o Comitê Olímpico Brasileiro quanto a própria Tamoyo não têm qualquer ingerência sobre quantos ingressos para quais esportes o Brasil tem direito. "Temos possibilidade de conseguir nova carga em algumas modalidades. Mas depende do LOGOC esse repasse. Certamente para os eventos prime essas entradas extras não serão possíveis, pois o mundo todo as deseja. O Brasil tem até certa prioridade em determinados esportes em que somos notadamente candidatos ao ouro, como futebol e vôlei. Mesmo assim, nas finais a cota é reduzida", acrescenta Valente.

Perguntas Mais Frequentes:

Quantos ingressos estão disponíveis para compra no Brasil?

A Tamoyo terá, para Londres 2012, carga de ingressos recorde. O número é estipulado pelo LOCOG (Comitê Organizador Londres 2012) levando em conta o tamanho da delegação do Brasil, a tradição de medalhas do país na modalidade, as vendas anteriores e, este ano, o fato de o Rio de Janeiro ser sede dos Jogos de 2016. Em Pequim 2008, 30% da demanda da Tamoyo foi atendida. Este ano subiu para 70% da solicitação atendida.

Como é feita a compra?

Todo o processo é online através do site www.tamoyo.com.br. Há um hotsite exclusivo para a venda de entradas Londres 2012.

Quem pode comprar?

Apenas brasileiros residentes no país podem adquirir ingressos através da Tamoyo (comprovação no ato da compra).

Há limite de ingressos por pessoa?

O máximo permitido são quatro entradas por CPF por sessão e por cartão de crédito.

Quem define o preço dos ingressos?

A Tamoyo vende todas as entradas pelo preço de face (preço oficial estipulado pelo COI/LOCOG), em Libras Esterlinas convertidas pelo câmbio do dia. Uma taxa de administração de 4% é cobrada em cada ingresso.

Quais as formas de pagamentos?

Os pagamentos são aceitos exclusivamente através de boleto bancário com vencimento para o dia da compra ou cartão de crédito Visa. O não pagamento do boleto no prazo do vencimento anulará a reserva dos ingressos.

Como é feita a escolha de lugares?

Como em todo o mundo, os compradores brasileiros podem escolher a categoria de ingressos mas não os assentos específicos. Esses serão designados pela Tamoyo após recebimento das entradas, em junho de 2012, procurando sempre atender as demandas dos clientes.

Quando e como será a entrega das entradas?

A Tamoyo entregará os ingressos até 30 dias antes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012 mediante apresentação do recibo de compra e documento de identidade do comprador.

A Tamoyo é responsável também pela venda dos Jogos Paraolímpicos Londres 2012?

Não. A revendedora oficial será indicada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook