Argentina prepara polêmica para os Jogos Olímpicos de 2012

Segundo a deputada Kirchnerista, o projeto do escudo nas camisetas será uma maneira pacífica dos direitos argentinos em relação as Ilhas  / Foto: DivulgaçãoBuenos Aires - Os argentinos estão pensando em usar uma camiseta polêmica durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A ideia do governo argentino é incluir uma insígnia com o mapa das Malvinas e a leganda "As Malvinas são argentinas". Vale lembrar que o local foi palco em 1982 de uma batalha sangrenta, envolvendo ingleses e os hermanos.

Desde a Guerra das Malvinas, argentinos e ingleses viraram “rivais”. Esse ano, durante os Jogos Olímpicos de Londres, a Argentina estuda adotar uma medida muito polêmica pela luta da soberania das Ilhas de Falkland, que completará 30 anos.

A Guerra das Malvinas (ou Guerra do Atlântico Sul), foi um conflito armado em 1982 entre Argentina e Inglaterra. O conflito começou a ser armado em 1833, quando os britânicos tomaram o arquipélago a força dos argentinos. Com mais de 800 mortos durante os três meses de guerra, a Inglaterra saiu vitoriosa e voltou a dominar as Ilhas das Malvinas.

A deputada Rosana Bertone, do partido Frente para a Vitória (FPV, fundado pelo ex-presidente Néstor Kirchner), propôs incluir uma insígnia com o mapa das Malvinas e a legenda “As Malvinas são argentinas”, nas camisetas que a Delegação argentina usará nos Jogos Olímpicos de Londres.

Segundo a deputada, o projeto do escudo nas camisetas será uma maneira pacífica dos direitos argentinos em relação as Ilhas. “Com este projeto, eu busco que se amplie, de maneira pacífica, mais uma mostra dos nossos direitos sobre as ilhas. Ao fazermos isso com um escudo no uniforme de nossos esportistas que competem em nível internacional, conseguimos fazer com que nosso pedido legítimo chegue a mais lugares”.

O pedido de Rosana Bertone, no entanto, terá de esperar a aprovação no Congresso argentino, para depois ser avaliada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Normalmente a entidade que organiza os Jogos Olímpicos não permite manifestações políticas e o uso de escudos de qualquer natureza nos uniformes dos atletas.

Na Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha, o veterano da Guerra das Malvinas, Fernando Vittorini, formado em Publicidade e Desenho Gráfico, apresentou uma camiseta com a imagem das Malvinas à Associação de Futebol Argentina, (AFA), mas o projeto nunca saiu do papel.

A defesa das Malvinas é uma política constante do governo Kichner, desde sua chegada ao poder, em 2003. Andrew Rosindell, afirmou que se o projeto for aprovado, seria um desrespeito com a população das Ilhas Flakland. “Se isso for adiante, seria um insulto terrível às pessoas das Ilhas Falkland, que têm o direito democrático de serem britânicas”.