Arábia Saudita não quer mulheres na delegação de Londres 2012

Delegação saudita participou dos Jogos de Pequim, em 2008, apenas com homens / Foto: Jeff Ross / Getty ImagesArábia Saudita - O presidente do comitê olímpico saudita, príncipe Nawaf Ben Faisal, veio a público nesta quinta-feira afirmar que a delegação do país nos Jogos Olímpicos de Londres não contará com mulheres.

Há algumas semanas, a Arábia Saudita tinha recebido muita pressão internacional para enviar pela primeira vez uma atleta a maior competição esportiva do mundo. Por questões religiosas, o país até hoje nunca teve uma representante feminina em Olimpíadas.

De acordo com Nawaf, o comitê olímpico está disposto a apoiar as atletas que residem em outros países, individualmente, sem as vincular com a delegação saudita. "A participação feminina poderia acontecer com a presença de estudantes e residentes no exterior. Nosso papel será o de ajudá-las para que sua contribuição aconteça de acordo com a sharia (lei) islâmica", afirmou o príncipe.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) negocia há algum tempo com a Arábia Saudita que, juntamente com Brunei e Catar, faz parte do time de países que nunca enviou uma mulher para competir nas Olimpíadas.

A expectativa era de que a amazona Dilma Milhess, de apenas 18 anos, participasse dos Jogos. Ela já participou de uma competição oficial, em 2010, em Cingapura e conseguiu uma medalha de bronze. Caso fosse a Londres, disputaria o pódio em meio aos homens, já que o hipismo é uma modalidade mista.