A Chama Olímpica está acesa!

Chama Olímpica de Londres 2012/ Foto: LOCOGGrécia- A Chama Olímpica de Londres 2012 foi acesa na quinta-feira, dia 11 de Maio, na Olímpia Antiga, na Grécia. A cerimonia aconteceu uma semana antes do início do Revezamento da Tocha, que começa a percorrer o Reino Unido no dia 18 de maio.

Durante a tradicional cerimônia, organizada pelo Comitê Olímpico Helénico (HOC), a Chama foi acesa no Templo de Hera, perto das ruínas do local dos antigos Jogos Olímpicos. A Sacerdote Ino Menegaki usou um espelho parabólico para capturar os raios do sol e criar a Chama, seguindo a tradição Grega. Logo depois de acesa, a chama foi encaminhada para o Antigo Estádio Olímpico.

O Presidente do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos de 2012, Sebastian Coe, disse: “A Chama Olímpica, por ser acesa em Olímpia, irá conectar os antigos Jogos com os Jogos modernos. Cidades, vilas e aldeias em toda Grécia e Grã-Bretanha sempre terão uma conexão entre si e com os Jogos Olímpicos de Londres 2012”.

Primeiro Portador da Tocha de Londres 2012- Spyros Gianniotis (Grego, nascido na Inglaterra), campeão Mundial de natação de 10km, teve a honra de começar a jornada através da Grécia com a Tocha Olímpica. Ele carregou a chama até o Antigo Estádio Olímpico, passando pelo Bosque Pierre de Coubertin antes de entrega-la para o boxeador britânico Alexander Loukos, de 19 anos, que é filho de um imigrante grego. Alexander não escondeu a emoção ao participar da cerimônia: “É uma honra inacreditável ser Portador da Tocha, especialmente ao carregar a Chama em Olímpia e representar Londres”.

Cerimônia de Transferência da Tocha Olímpica- Agora, a Chama Olímpica será levada para um revezamento de oito dias ao redor da Grécia antes de chegar ao Estádio Panatenáico em Atenas na tarde do dia 17 de maio para a Cerimônia de Revezamento. A Tocha irá viajar para Reino Unido no dia 18 e a partir daí começará uma jornada de 70 dias.