A 100 dias das Olimpíadas, Londres tem instalações prontas

Londres inaugurou a contagem regressiva dos 100 dias até o início dos Jogos / Foto: Getty ImagesLondres - Quando foi escolhida sede dos Jogos Olímpicos de 2012, há sete anos em Cingapura, a cidade de Londres ainda estava deficiente em muitos aspectos. Hoje, após os 11 bilhões de libras esterlinas (quase R$ 33 bilhões) investidas na construção e reforma das instalações olímpicas, no transporte público e na infraestrutura da cidade, a terra da rainha está pronta para, em 100 dias, dar início à maior festa do esporte mundial.

Mas algumas preocupações ainda rondam a cabeça do Comitê Olímpico Local e das autoridades londrinas. No que se refere às competições, parecem não haver problemas, já que as instalações estão todas prontas e à espera dos atletas. No entanto, possibilidades de colapso na rede ferroviária e aeroportuária são reais. As milhares de viagens adicionais que deverão ser feitas pelo metrô de Londres, um dos maiores e mais antigos do mundo, podem gerar problemas para os passageiros, além do irreversível aumento no tempo de viagem.

Outra questão primordial envolve o aeroporto de maior tráfego da Europa, o Heathrow. Seus terminais esperam ter uma ocupação histórica, tanto de viajantes quanto de aeronaves. Esse excesso preocupa inclusive os parlamentares ingleses, que já acenaram para a possibilidade de caos durante os Jogos e principalmente no seu encerramento, quando um número potencialmente maior de pessoas estará deixando a cidade.

Apesar dos receios de caos no transporte público e aeroviário, a questão da segurança é o que mais pode manchar esta terceira edição das Olimpíadas em Londres. Desde que terroristas suicidas mataram 52 pessoas em um ônibus e três metrôs lotados, um dia após o anúncio da cidade-sede dos Jogos de 2012, o tópico segurança tem sido uma das principais questões pensadas pelo Comitê Olímpico. Mas hoje o ministro dos Jogos Olímpicos, Hugh Robertson, veio a público expressar sua certeza de uma edição "segura" em Londres.

Hugh destacou, em entrevista coletiva para anunciar a contagem regressiva de 100 dias até o início dos Jogos, que o terrorismo é um problema para toda grande nação ocidental. O ministro afirmou também que o País vem trabalhando para evitar qualquer ameaça durante as Olimpíadas. "No final do ano passado, reorganizamos o orçamento da segurança precisamente para responder a essa ameaça. Existe agora uma combinação muito maior de militares, seguranças privados, voluntários apoiados por um contingente considerável de militares que trabalham muito, muito de perto com a polícia metropolitana e os serviços de segurança", ressaltou Hugh.

Os Jogos Olímpicos de Londres terão início no dia 27 de julho e irão até 12 de agosto. As competições de futebol, no entanto, começam dois dias antes da cerimônia de abertura.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook