Clemilda Fernandes conquista a terceira colocação em etapa “rainha” da Vuelta a El Salvador

Em mais uma grande apresentação da seleção brasileira, a ciclista Clemilda Fernandes voltou a subir ao pódio durante a segunda etapa da Vuelta a El Salvador, realizada no sábado, dia 17 de Março / Foto: Divulgação El Salvador - Em mais uma grande apresentação da seleção brasileira, a ciclista Clemilda Fernandes voltou a subir ao pódio durante a segunda etapa da Vuelta a El Salvador, realizada no sábado, dia 17 de Março. Clemilda conquistou a terceira colocação na etapa e ocupa agora a terceira posição na classificação geral individual. A vitória ficou com a americana Amber Neben.

Considerada uma das etapas mais difíceis da Vuelta a El Salvador, a terceira etapa teve 86km e proporcionou grandes momentos de emoção. Os quilômetros finais foram disputados no alto da montanha de El Boqueron, com 1650m acima do nível do mar. Apesar da grande dificuldade enfrentada pela grande altitude, as ciclistas brasileiras estiveram mais uma vez figurando entre as primeiras colocadas.

A ciclista Clemilda Fernandes liderou boa parte da prova ao lado da americana Amber Neben e da italiana Tatiana Gurdezo. Faltando cerca de dois quilômetros para o final Nebem acelerou o ritmo e seguiu sozinha para cruzar a linha de chegada na primeira colocação com 3h00min54. Logo atrás na segunda colocação apareceu a italiana Tatiana Gurdezo à 24s e na terceira posição Clemilda Fernandes à 28s. O Brasil ainda conquistou a 8ª colocação com Flávia Oliveira, 14ª colocação com Fernanda Souza, 24ª colocação com Uênia Fernandes e 45ª colocação com Janildes Fernandes. Na classificação geral por equipes a seleção ocupa a terceira colocação geral.

- Nossas atletas tiveram um desempenho espetacular nesta segunda etapa. Foi uma prova muito dura e mesmo assim conquistamos ótimos resultados. Apesar de ainda não termos vencido nenhuma etapa, estamos muito perto de alcançarmos a liderança geral da competição, sendo uma das equipes mais regulares na prova. A diferença da Clemilda para a primeira colocada é muito pequena, tendo em vista que as próximas etapas favorecem as características das atletas do Brasil – destacou Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira de ciclismo de estrada feminino.

A terceira e quarta etapas da Vuelta a El Salvador serão realizadas neste domingo (18). No período da manhã as ciclistas vão enfrentar uma prova de circuito, realizada na cidade de Fellini, com 47,2km. Na parte da tarde, será a vez das atletas disputarem uma prova de contra-relógio individual, entre as cidades de Boulevard orden de Malta e Huizucar, com 4km.

Classificação da segunda etapa

1º - Amber Neben (USA) - 3h00min54
2º - Tatiana Gurdezo (ITA) – a 24s
3º - Clemilda Fernandes (BRA) – a 28s
4º - Arlenis Sierra (CUB) – a 1min20s
5º - Evelyn Garcia (BEP) – a 1min26s 

Classificação geral após duas etapas

1º - Amber Neben (USA) - 6h03min52
2º - Tatiana Gurdezo (ITA) – a 25s
3º - Clemilda Fernandes (BRA) – a 27s
4º - Evelyn Garcia (BEP) – a 1min29s
5º - Arlenis Sierra (CUB) – a 2min02s