Seletiva para definir a equipe brasileira de Canoagem Slalom 2011

Nos dias 17, 19 e 20 de março acontece no Canal Itaipu, uma das melhores pistas artificiais do mundo localizada na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom / Foto: DivulgaçãoFoz do Iguaçu - Nos dias 17, 19 e 20 de março acontece no Canal Itaipu, uma das melhores pistas artificiais do mundo localizada na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom que definirá os representantes brasileiros nos eventos internacionais da modalidade em 2011.

Além de selecionar atualmente os melhores atletas brasileiros, durante o evento também acontecerá o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom, que se reunirão para debater as novidades, projetos, estudos e palestras de trabalhos realizados dentro da modalidade. 

“Todas estas medidas são consequências dos intensos trabalhos de renovação e aperfeiçoamento feitos dentro da Canoagem Slalom com o intuito de universalizar cada vez mais a prática do esporte no país e trazer excelência técnica para que nossos canoístas se destaquem gradualmente nos eventos de alto nível técnico e assim estejam em seu ápice no Rio 2016”, afirmou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.


Para a Seletiva Nacional 2011 foram escolhidos em base dos resultados do Campeonato Brasileiro de 2010, ranking de 2010 e da análise técnica da CBCa, os 30 melhores canoístas do país. São atletas oriundos dos pólos de canoagem de Três Coroas/RS, Tibagi/PR, Foz do Iguaçu/PR, Piracicaba/SP, Piraju/SP, São José do Rio Pardo/SP e Primavera do Leste/MT, que competirão para conseguir as vagas para representar o Brasil em quatro etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, Campeonato Mundial, Evento Teste da pista das Olimpíadas de Londres 2012 e no Campeonato Sul-americano (veja as datas e locais abaixo).
 
Eventos internacionais

1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – 24 e 25 de junho – Tacen/Eslovênia.
2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – 1 a 3 de julho - L'Argentière la Bessée/França.
3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – 8 a 10 de julho – Markleeberg/Alemanha.
London Invitational Canoe Slalom 2011 – 28 a 31 de julho – Broxbourne/Grã-Bretanha.
4ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom (final) – 12 a 14 de agosto – Praga/República Tcheca.
Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Slalom – 7 a 11 de setembro – Bratislava/Eslováquia.
Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom - 26 a 28 de novembro – Mendoza/Argentina.

De acordo com critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Canoagem (FIC), a partir do ano de 2010 o Brasil tem direito à participação de apenas uma embarcação por categoria nas etapas oficiais das Copas do Mundo. Dessa forma, nas quatro etapas da Copa do Mundo a equipe será composta, no máximo, por seis atletas pertencentes às categorias de C2 Masculino, C1 Masculino, C1 Feminino, K1 Feminino e K1 Masculino que conseguirem alcançar os índices estabelecidos. Para o evento teste o Brasil, por critérios estabelecidos pela FIC, tem autorização para participar com apenas 1 K1 Masculino e 1K1 Feminino.

“Na Seletiva cada atleta terá o direito a duas descidas por dia no Canal Itaipu (três dias), sendo descartado o pior resultado dos atletas nas três provas realizadas. Portanto, a primeira condição para que haja a convocação do atleta pela CBCa é o fato dele alcançar a maior somatória em duas das três provas realizadas. Entretanto, apenas o fato de estar entre os três melhores barcos de cada uma das categorias não lhe é assegurado o direito da convocação. Outros fatores, como o número de vagas previsto e o índice a ser alcançado serão determinantes para a homologação da classificação” ” informou Luiz Augusto Merkle, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da CBCa.

A Confederação Brasileira de Canoagem fechou parceria com a empresa portuguesa Nelo, uma das maiores fabricantes de caiaques do mundo, a qual deverá ceder gratuitamente os barcos nos locais de competição na Europa para a participação das equipes de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom. Embora a empresa não seja uma forte fornecedora no circuito internacional da Canoagem Slalom mostrou-se bastante interessada em desenvolver produtos de acordo com as necessidades dos atletas brasileiros, além de facilitar a venda de equipamentos para o Brasil.

2º Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom

O Comitê de Canoagem Slalom da CBCa realiza constatemente diversos encontros afim de renovar e aperfeiçoar políticas e técnicas na modalidade com o intuito de chegar muito bem preparados para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Recentemente técnicos e dirigentes da modalidade encontraram-se em Piraju, no interior de São Paulo, e debateram sobre os melhorias e planejamentos para a Canoagem Slalom. Agora, acontece em Foz do Iguaçu o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes como continuação desses intensos debates e aperfeiçoamentos.

Na quinta-feira (17) o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner dá início às apresentações e fala sobre as novidades da modalidade. Logo após o superintendente da entidade, Argos Rodrigues dá um resumo do andamento dos Projetos com Selo de Qualidade, programa modelo da CBCa para a universalização da modalidade no país. Para fechar o dia de apresentações Ettori Ivaldi, técnico do atleta Eoin Rheinesh, quarto lugar em nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, discursará na palestra ‘Segredos de um Campeão’.

Na sexta-feira (18) o coordenador do Departamento de Ciências do Esporte da CBCa, Heros Ferreira, explanará sobre as Tendência das Avaliações e Prescrição de Treinamento Físico. E para finalizar o ciclo de palestras, Denis Terezani, técnico da Equipe de Canoagem Slalom de Piracicaba, discursará sobre Políticas Públicas e a Canoagem: Da iniciação ao alto rendimento.