Recorde de participantes no Brasileiro de Canoagem Velocidade

Com recorde de participantes, começou nesta quinta-feira, dia 01º de Dezembro, na raia olímpica do Parque Iguaçu, em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011  / Foto:  Divulgação Com recorde de participantes, começou nesta quinta-feira, dia 01º de Dezembro, na raia olímpica do Parque Iguaçu, em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011 / Foto: Divulgação Curitiba - Com recorde de participantes, começou nesta quinta-feira, dia 01º de Dezembro, na raia olímpica do Parque Iguaçu, em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011. São 372 canoístas de 13 estados brasileiros representando 39 diferentes associações e clubes de canoagem espalhados por todo o país.

O evento consta com a presença de canoístas renomados internacionalmente e medalhistas nas principais competições internacionais da Canoagem Velocidade. Contudo, o que está chamando a atenção da organização do evento é a grande quantidade de novos e jovens atletas.

“Isso nos incentiva ainda mais a trabalhar pela modalidade, pois vemos o crescimento do esporte acontecendo no país e fomentando a nova geração que busca nos Jogos Olímpicos Rio 2016 a realização de um sonho”, ressaltou Sebastián Cuattrin, ex-atleta olímpico e atual supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem. 

O Campeonato Brasileiro levou à Curitiba atletas dos estados do Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo, Tocantins, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Segundo Salomão Cristo, 25 anos, são muitas as dificuldades que os atletas enfrentam para participar de um evento como este e de tornar o sonho olímpico possível.

“Viemos lá do estado do Pará com pouco dinheiro, pouca estrutura, dormindo em alojamentos coletivos com mais cem pessoas, enfrentando muitas dificuldades, mas com muita vontade de conseguir uma medalha e obter índice necessário para ingressa na seleção brasileira”, disse Salomão que participa de seu primeiro campeonato nacional da modalidade e integra a equipe paraense com mais cinco atletas e o chefe de equipe Evaldo Malato.

Além dos muitos jovens atletas que buscam as primeiras medalhas de suas carreiras, os atletas já consagrados e com renome internacional tem a chance de ser o referencial para a nova geração que se espelham nos campeões. Apesar da pouca idade Isaquias Queiroz (CRF/Ubaitaba-BA), 17 anos e idade da categoria Júnior, tem na bagagem expressivos resultados como o título de campeão mundial Júnior e dois sextos lugares em Copa do Mundo na categoria Sênior.

“Participei de diversos eventos internacionais neste ano, tanto no Júnior como no Sênior, como forma de adquirir experiência internacional e como preparação. Lá na Europa tive a oportunidade de ver de perto a técnica de muitos campeões mundiais e olímpicos, coisa que os jovens atletas podem hoje ver aqui conosco da seleção brasileira”, disse Isaquias.

Hoje aconteceram provas de 1.000 metros de caiaque e canoa, masculino e feminino, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Máster. Todos os resultados do dia estão disponíveis no site da CBCa (www.cbca.org.br)

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011 tem organização da Confederação Brasileira de Canoagem e conta com apoio do BNDES, Governo do Estado do Paraná (Secretaria Estadual do Esporte), da Prefeitura Municipal de Curitiba (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude) e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (Secretaria Municipal de Esporte), Polícia Militar do Paraná e Sanepar. A apuração das provas está sendo feito pela IMAS, empresa alemã especialista em sistemas de cronometragem e photofinish em provas internacionais de canoagem.


Galeria de fotos no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/fotos/eventos_id/375

Mais informações sobre o evento em:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/index/eventos_id/375

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook