Equipe brasileira de canoagem slalom já trabalha visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Jovens já estão se preparando para representar o país nas Olimpíadas no Brasil / Foto:  Prefeitura da Instância de Turismo de PirajuRio de Janeiro - Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, podem parecer distantes, mas para os atletas brasileiros da canoagem slalom a preparação já começou. 
 
As corredeiras do Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, são o endereço oficial de 16 jovens atletas, com idades entre 12 e 23 anos, selecionados pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Eles estão se preparando para representar o país nas Olimpíadas no Brasil.

Segundo o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, o foco do treinamento é deixar os novos talentos prontos para os desafios de 2016. “Em 2008, desfizemos a seleção e passamos a investir na formação. Agora já temos uma base pronta para essa nova etapa”, disse.

O período de treinamento no Paraná inclui apoio de moradia, médico, fisioterapeuta e escola. “Eles vão morar em Foz até 2016 ou até que o canal do Rio de Janeiro fique pronto”, completou Argos. Para dois dos atletas selecionados, que têm atualmente 12 anos, o desafio será maior: em 2015 eles terão a oportunidade de representar o país no Campeonato Mundial Júnior.

A iniciativa é uma dos projetos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, no valor de até R$ 2 milhões. Eles fazem parte do programa desportivo Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu.

Praticada em corredeiras e com obstáculos, a canoagem slalom é disputada em Foz do Iguaçu em uma pista artificial. Ela é a única do tipo na América Latina e uma das dez melhores do mundo, pois aproveita o espaço inicialmente construído por Itaipu Binacional para a piracema (período de desova dos peixes). No próximo mês de março, o espaço será palco da seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres. Estarão em jogo as quatro últimas vagas disponíveis do continente americano.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook