Em ritmo olímpico para Londres 2012

De sexta-feira a domingo acontece na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2011, evento que reunirá na Cidade Maravilhosa os melhores canoístas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - De sexta-feira a domingo acontece na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2011, evento que reunirá na Cidade Maravilhosa os melhores canoístas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela. O evento acontecerá no Estádio de Remo da Lagoa e tem abertura gratuita ao público.

Entre os atletas brasileiros confirmados para participar do campeonato estão: Nivalter Santos, atual campeão mundial universitário e um dos melhores do mundo na prova C1 200m; Fernando Fernandes e Marta Ferreira, campeões mundiais de Paracanoagem; Edson Silva, um dos quatro melhores do mundo no K1 200m; Naiane Fragoso, maior medalhista brasileira nos Jogos Sul-americanos na Colômbia; Isaquias Queiroz, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude e considerado uma das promessas da seleção brasileira; entre outros importantes destaques que revelam a evolução por qual passa a Canoagem Brasileira nos últimos anos.

Estádio de Remo da Lagoa - Segundo o supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem e um dos grandes nomes do esporte no país, Sebastián Cuattrin, o Campeonato Sul-americano será uma grande oportunidade para os atletas brasileiros mostrarem dentro d´agua a evolução que atingiram nos últimos anos. “Encontraremos aqui no Rio de Janeiro tradicionais adversários da região e temos a chance de mostrar mais uma vez que a Canoagem Brasileira está em pleno crescimento”, afirmou.

A última vez que o Brasil enfrentou seus adversários da América foi em outubro do ano passado no Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade, evento que reuniu os melhores canoístas das 13 principais nações do continente. No evento, válido como classificatória para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, o Brasil terminou a competição na quarta posição geral e ainda garantiu catorze vagas (8 Sênior e 6 Junior) para o Pan de Guadalajara em outubro deste ano.

“Este campeonato aqui no Rio de Janeiro será mais um importante desafio para nossos atletas demonstrarem que estamos nos preparando da melhor forma possível para os Jogos Olímpicos. Buscamos sempre proporcionar aos nossos atletas as condições necessárias para seus desenvolvimentos esportivos e este campeonato é uma ótima oportunidade para isso”, ressaltou João Tomasini Schwertner, presidente da CBCa.