Em busca das vagas para Londres 2012

O canoísta Isaquias Queiroz surpreendeu pelos ótimos resultados nas etapas da Copa do Mundo mesmo com pouca experiência / Foto: DivulgaçãoHungria - Começa nesta quarta-feira em Szeged, na Hungria, o disputadíssimo Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Velocidade 2011, principal competição do ano no calendário internacional da modalidade e que este ano bateu todos os recordes de inscritos e ainda define 66% das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Antes mesmo de começar, o evento já movimenta o bastidores e quebra recorde de inscritos. Realizada na tradicional Szeged, cidade que tem a canoagem entrelaçada em sua história, é conhecida pela sua paixão pelo esporte e que trata os canoístas como celebridades. Foram confirmadas a presença colossal de atletas de 94 países e o grande número de 74 paracanoístas.

A sede do campeonato será Curso Regatta Maty-ér, reconhecido como um dos melhores e favorito entre muitos atletas da elite da canoagem. Este evento é organizado pelo Comitê Organizador Szeged e começa nesta quarta-feira 17 de agosto, concluindo no domingo 21 de agosto.

O Campeonato Mundial também definirá 66,4% (108 cotas) das vagas da Canoagem Velocidade para os Jogos Olímpicos de Londres. As demais 50 cotas destinadas à modalidade para 2012 serão disputadas em eventos continentais, eliminando aqueles países classificados diretamente no Campeonato Mundial. O evento classificatório do continente americano será os Jogos Panamericanos Guadalajara 2011, a ser realizado mes que vem no México onde serão definidos o restantes dos classificados da região.

Brasil campeão mundial e crescimento constante - O crescimento da Canoagem Brasileira pôde ser vista pelos resultados conquistados dentro d´agua. Edson Silva é um dos melhores atletas do mundo no K1 200m, a jovem dupla Erlon Souza e Ronilson Oliveira figura entre as melhores do C2 Masculino, Nilvalter Santos é o atual campeão mundial universitário, Fernando Fernandes e Marta Ferreira são campeões mundiais de Paracanoagem, e recentemente o jovem Isaquias Queiroz garantiu o título no Mundial Júnior na Alemanha.

“A cada ano, a cada evento provamos que o potencial do Brasil na Canoagem Velocidade tem ainda muito a crescer e estamos trabalhando com muito empenho para chegarmos fortes no Rio 2016. Aqui na Hungria enfrentaremos o que há de melhor no esporte e temos muitas chances de já beliscar uma vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem”, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Atleta – Clube ou associação - Naturalidade
Nivalter Santos de Jesus – CRF - Capela/SE
Isaquias Queiroz dos Santos – ACC/CRF – Ubaitaba/BA
Ronilson Matias de Oliveira – AFC/CRF – São Vicente/SP
Erlon de Souza Silva – ACC/CRF – Ubaitaba/BA
Edson Isaias Freitas da Silva – GAC – Guaíba/RS
Roberto Maehler – SERER – Cascavel/PR
Celso Dias de Oliveira Junior – AVIC – São Paulo/SP
Bruna Chicato Ribeiro Gam – CRI – Guaira/PR
Naiane Fragoso Pereira – ACEN – Santa Maria/RS
Ana Paula Vergutz – CRC – Cascavel/PR
Ariela Cesar Pinto – ACEN – Caxias do Sul/RS
Maisa Aparecida de Matos – ACC – Ubaitaba/BA
Luciana Costa – ACC – Ubaitaba/BA
Camila da Conceição Lima – ACC – Ubaitaba/BA
Marta Santos Ferreira (Paracanoísta) – ACI – Itacaré/BA
Fernando Fernandes de Pádua (Paracanoísta) – AVIC – São Paulo/SP 
Arildo de Jesus da Conceição (Paracanoísta) - ACI – Itacaré/BA
Patrick Ronald Nunes de Almeida (Paracanoísta) – APEN – Piraju/SP 
Carlos Roberto Tavares da Conceição (Paracanoísta) – AFC – São Vicente/SP

Delegação de dirigentes

Sebastián Ariel Cuattrin – Chefe de Equipe
Paulo Barbosa da Silva – Chefe de Equipe Paracanoagem
Zoltan Bakó - Coordenador Técnico
Pedro Sena Junior – Técnico
Akos Angyal – Técnico
Alvaro Acco Koslowski – Técnico
Rui dos Santos Raggio – Massagista
Rafael Figueiredo André – Fisioterapeuta
Claudionor Delgado – Fisioterapeuta
Heros Ribeiro Ferreira – Fisiologista
Julio Cesar de Noronha e Santos – Representante COB


Site Oficial:
www.szeged2011.com