Corrida vai cruzar Florianópolis de Sul a Norte

Um desafio de 90km de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem cruzando a ilha de Florianópolis de sul a norte vai reunir atletas profissionais e amadores de dentro e fora do País na capital catarinense no dia 17 de março / Foto: Denny Sach/MultisportbrasilUm desafio de 90km de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem cruzando a ilha de Florianópolis de sul a norte vai reunir atletas profissionais e amadores de dentro e fora do País na capital catarinense no dia 17 de março / Foto: Denny Sach/MultisportbrasilFlorianópolis - Um desafio de 90km de corrida em trilhas, mountain bike e canoagem cruzando a ilha de Florianópolis de sul a norte vai reunir atletas profissionais e amadores de dentro e fora do País na capital catarinense no dia 17 de março. A prova, pioneira no País, está na sexta edição e pode ser disputada individualmente ou em equipes de revezamento com até dez participantes.

“Além de correr com atletas de nível mundial, o Multisport permite competir na companhia de amigos pelo simples prazer de praticar esportes em meio à natureza”, diz o professor de educação física Anderson Roos, idealizador da prova no Brasil. As inscrições estão abertas no site www.multisportbrasil.com.br. O trajeto, dividido quatro etapas de corrida, duas de mountain bike e outras duas de caiaque, passa pelas paisagens mais fantásticas da ilha.

O cenário foi selecionado a dedo: partindo da praia da Armação, os atletas passarão por praias como Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Campeche, Joaquina, Daniela, do Forte e Jurerê Internacional, além de localidades como Rio Vermelho e Ratones e a Lagoa da Conceição. Enquanto se encantam com as belezas naturais, os competidores devem enfrentar trilhas, dunas, praias, morros com desnível de até 320m, costões, estradas de terra, rio, mar e lagoa.

O Multisport é democrático. Ao mesmo tempo em que proporciona disputas emocionantes entre atletas profissionais, a prova também diverte amadores, que podem formar equipes de revezamento. Os especialistas em uma modalidade também têm espaço, pois disputam a prova em trio reunindo os melhores da corrida, da canoagem e do ciclismo. “Não importa se você é iniciante ou atleta de ponta, se é ultramaratonista, canoísta ou prefere mountain bike. O formato da prova propicia a participação de grupos com diferentes especialidades e níveis de preparo físico”, explica o organizador, que lembra que quem corre 4km já é capaz de participar do desafio. “Essa é a distância do menor trecho do revezamento”.

Corrida em trilhas – Paralelamente à prova principal, uma corrida em montanhas pelas praias de Jurerê Internacional, do Forte e Daniela vai reunir corredores experientes e estreantes. O Trail Running será disputado individualmente nas distâncias de 5km e 9km passando por trilhas, um morro de onde se tem visão de 360° das paisagens da região, trechos urbanos e de areia. “A largada e chegada serão na arena do evento, em Jurerê Internacional, um local de fácil e rápido acesso e sem necessidade de apoio ou logística. É só chegar e correr”, diz o organizador. A prova de 5km será disputada em categoria única e a de 9km será dividida por idade.

Para participar – As inscrições para as duas provas já estão abertas no site www.multisportbrasil.com.br. O kit de prova inclui camiseta em poliamida, viseira, caramanhola e medalha de finisher. Os atletas também têm direito a caiaque recreacional com remo para participar da competição, hidratação e frutas no final da prova. As inscrições do Trail Running incluem camiseta em poliamida, medalha de finisher, chip e hidratação e frutas na chegada.

Programação - A largada do Multisport será em duas etapas, às 6h30 e às 7h30 na praia da Armação. Para os atletas do Trail Running, a competição inicia às 16h30 na Arena Multisport, em Jurerê Internacional. A premiação será às 18h30, quando os três primeiros colocados de cada categoria do Multisport receberão troféus. Além disso, o campeão geral individual receberá o troféu “O cara da aventura” e um caiaque surfski modelo moana oferecido pela Caiaques Opium. Os melhores canoísta, corredor e ciclista receberão o Pingente de Prata.

O Trail Running premiará com troféus os cinco primeiros colocados gerais nas distâncias 5km e 9km e os participantes dos 9km até o terceiro lugar em cada categoria. Além disso, os três atletas mais rápidos dos 9km nos naipes masculino e feminino receberão inscrição e hospedagem para participar do Campeonato Brasileiro Caixa de Corridas de Montanha, marcado para o dia 27 de maio em Santo Antônio do Pinhal (SP).

Multisport: o que é? – O Multisport Brasil é um desafio de vários estágios em que os atletas percorrem 90km pelos pontos mais fantásticos da Ilha de Santa Catarina cumprindo etapas de canoagem, ciclismo e corrida em trilha.

A prova é inspirada na Coast to Coast, principal competição do gênero no mundo, realizada na Nova Zelândia, que cruza a ilha sul de costa a costa por 240km. “Inicialmente, as provas multiesportivas podem ser definidas como competições que reúnem mais de uma modalidade esportiva, como triatlo, duatlo e corrida de aventura. Porém, o que se convencionou denominar Multisport pelo mundo são as provas que envolvem corrida, canoagem e ciclismo, ou ainda, que incluam natação ou esqui”, explica o professor Anderson Roos. O evento tem apoio de Caiaques Opium, Bike Tech, Powerade, Banana Power, Go Outside e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis.

 

Serviço

O quê: Multisport Brasil e Trail Running 2012
Quando: 17 de março (sábado)
Onde: Florianópolis (SC)
Inscrições: No site
www.multisportbrasil.com.br 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook